Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2011 - 13h39

Romance sobre imigração japonesa vence Prêmio Benvirá

Publicidade

DE SÃO PAULO

Com o romance "Nijohin", sobre a história da imigração japonesa no Brasil, o paranaense Oscar Fussato Nakasato foi anunciado ontem como o vencedor do primeiro Prêmio Benvirá de Literatura.

Nascido em 1963, Nakasato é neto de imigrantes japoneses e professor de literatura em Apucarana (PR). Ele vai receber R$ 30 mil e terá o livro --seu primeiro romance-- publicado em abril pelo Benvirá, selo de literatura da editora Saraiva.

Segundo a casa editorial, o prêmio recebeu 1.932 inscrições de todo o país.

Composta por José Luiz Goldfarb (também curador do Prêmio Jabuti) e pelos escritores Nelson de Oliveira e Ana Maria Martins, a comissão julgadora informou que a escolha foi unânime.

"Esse romance é, antes de tudo, uma competente reconstrução histórica da imigração japonesa, tema pouco presente em nossa literatura. Sua força literária está não apenas na linguagem direta e sem firulas, nos personagens e nos conflitos marcantes, mas também no poder de comover o leitor", disse a comissão, em nota.

De acordo com a Benvirá, '"Nijohin' conta a vida de Hideo Inabata, japonês orgulhoso de sua nacionalidade, que chega ao Brasil na segunda década do século 20 e passa por dificuldades de adaptação. Com o tempo, arrepende-se por ter sido intransigente com o filho Haruo, que assumiu a brasilidade e morreu assassinado após a Segunda Guerra, e com a filha Sumie, que abandonou o marido japonês para fugir com um 'brasileiro'".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página