Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2011 - 09h05

Comentaristas do "Jornal da Cultura" criticam noticiário da emissora

Publicidade

ROBERTO KAZ
DE SÃO PAULO

Na terça-feira, o "Jornal da Cultura" --da rede vinculada ao governo do Estado-- noticiou um projeto da Secretaria Estadual de Saúde para desafogar os hospitais públicos da cidade de São Paulo.

O vídeo dizia que "a ideia é oferecer serviços de qualidade no litoral e interior do Estado para evitar que os pacientes venham à capital".

Finda a reportagem, o sociólogo Demétrio Magnoli, comentarista do programa ao lado do jornalista Eugênio Bucci, pediu a palavra. Reclamou que "notícia é quando o governo tomou uma atitude, e não quando declara que fará alguma coisa".

Foi amparado pela opinião de Bucci: "Nós precisamos usar o jornalismo muito mais para cobrar e fiscalizar o poder do que para promover o anúncio de nobres interesses".

Quando a apresentadora Maria Cristina Poli perguntou se aquilo era uma crítica, Magnoli respondeu: "Parece merchandising do governo".

Reprodução do YouTube
Maria Cristina Poli, Eugênio Bucci e Demétrio Magnoli, no "JC", em reprodução da rede
Maria Cristina Poli, Eugênio Bucci e Demétrio Magnoli, no "Jornal da Cultura", em reprodução do site YouTube

A cena foi ao ar, ao vivo, no noticiário noturno da TV Cultura, veiculado de segunda a sábado, às 21h. À Folha, Bucci disse que a situação foi "indiscutivelmente positiva" para o programa: "O colocou em um patamar de transparência que nenhum outro jornal televisivo tem".

Bucci, que durante o primeiro mandato do governo Lula foi diretor da Radiobrás, credita a notícia a um "comportamento arraigado" nas emissoras públicas: "Nos 4 anos, 3 meses, 20 dias e 2 horas em que comandei a Radiobrás, vi que essas instituições foram adestradas a agradar às autoridades".

Demétrio Magnoli descarta a possibilidade de intervenção do governo estadual. "Há uma pressão permanente não de cima, mas das assessorias, que produzem cachoeiras de pautas até que se emplaque algo. Tenho a impressão que vêm daí reportagens como essa", disse.

Magnoli diz que "à diferença do que acontece na TV Brasil, a TV Cultura não é chapa branca".

A TV Cultura declarou que "o jornalista Eugênio Bucci e o sociólogo Demétrio Magnoli, assim como os demais comentaristas do JC", expõem "sempre suas opiniões com total liberdade".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página