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17/02/2011 - 18h17

Brasil não teve nenhum filme forte para o Festival de Berlim, diz jornalista em bate-papo

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DE SÃO PAULO

A jornalista Ana Paula Sousa, enviada especial da Folha a Alemanha, participou de bate-papo nesta quinta-feira (17) sobre o Festival de Cinema de Berlim, que acontece até sábado. No chat, a jornalista falou dos principais candidatos ao Urso de Ouro e a participação dos brasileiros no festival alemão.

Arquivo pessoal
A jornalista Ana Paula Sousa, enviada especial da *Folha* a Berlim (Alemanha), participou de bate-papo com 282 internautas
A jornalista Ana Paula Sousa, enviada especial da Folha a Berlim (Alemanha), participou de chat com 282 internautas

Confira como foram os outros bate-papos da Folha
Veja a agenda de bate-papo do UOL

Participaram do chat 282 pessoas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:01:24) ana paula sousa: olá, boa noite a todos

(05:01:31) paulo: oi ana! qual filme é o grande destaque do festival por enquanto?

(05:02:16) ana paula sousa: da competição, é o iraniano "nader e simin, uma separação". e não é porque o irã está sendo muito falado, não. é porque o filme é ótimo

(05:02:24) paulo: que filme vc recomenda que viu aí mas não deve chegar ao Brasil? quero baixar... rs

(05:03:08) ana paula sousa: bom, o "nader e simin" eu descobri hoje que já foi comprado por um distribuidor brasileiro, então não baixa! rsrs baixe "the turin horse"

(05:03:17) Julieta: vc acredita que tropa de elite 2 possa ganhar o urso de ouro??

(05:04:11) ana paula sousa: oi, julieta. o "tropa de elite 2" foi apresentado na sessão panorama, que é uma das várias sessões do festival, mas não é competitiva. o "tropa 1", sim, esteve em competição. o "tropa 2" não está concorrendo ao urso de ouro

(05:04:14) Mark: você acha que tropa de elite abriu portas para outros filmes nacionais serem bem recebidos em Berlim?

(05:05:25) ana paula sousa: olha, mark, toda vez que um país "marginal" na indústria do cinema chega a um festival importante, todos os filmes desse país são beneficiados. é natural que berlim, que já premiou walter salles e padilha, tenho um olhar mais atento para o brasil. mas isso não foi suficiente para a gente tivesse, por exemplo, um filme na competição

(05:05:58) Rebeca: boa tarde. o que vc está achando do festival? Como está o clima das pessoas por ai?

(05:07:08) ana paula sousa: oi, rebeca. olha, o clima tá frio! rsrsrs 5 graus durante o dia e, à noite, encosta no zero. mas, falando sério, o que mais me impressinou aqui é o fato de o festival ser, de fato, para a cidade. as pessoas fazem filas quilométricas para conseguir um lugar e as filas são para todas as sessões, não só para a competição, não! em cannes, por exemplo, o público é formado por gente do mercado, por diretores... aqui é um barato!

(05:07:24) edu: Oi Ana Paula! o q vc achou do coreano Come Rain, Come Shine?

(05:08:53) ana paula sousa: edu, eu gostei. teve gente que até ameaçou vaiar o filme ao fim da sessão. mas eu acho que toda a lentidão, todo o vazio do filme, são um retrato incrível das relações contemporâneas. e os atores são impecáveis

(05:09:01) Mark: eu, cineasta, como posso me inscrever para o festival? como enviar para a curadoria algum curta-metragem??

(05:09:46) ana paula sousa: pode, sim, mark. você tem que entrar no site da berlinale (berlinale.com, se não me engano, mas você acha pelo google) e se inscrever.

(05:09:52) babi: existe alguma agencia que venda pacotes pra pessoas comuns que queiram ir conhecer o festival? Gostaria de viajar pra conhecer... me identifico com a curadoria deles.

(05:11:05) ana paula sousa: babi, desconheço a existência de uma agência que organize pacotes específicos. mas te digo uma coisa: não é necessário. você pode, tranquilamente, vir para cá sozinha, se hospedar na região da potsdamer platz e comprar os ingressos. você pode comprá-los antes, pela internet, ainda no brasil.

(05:11:10) Bruna: Oi Ana! Gostaria de saber como é o clima, os participantes, a movimentação do Festival... Berlinale é o grande evento do momento aí?

(05:13:12) ana paula sousa: é, sim, bruna! a sensação que eu tenho é que não existe ninguém, em berlim, que desconheça a existência da berlinale. são muitos os cinemas que passam filmes da programação. as estrelas a gente só vê no tapete vermelho, nas entrevistas e, dando uma sorte, tromba com algum num restaurante ao redor do berlinale palast. mas o clima é de filmes, mas que de badalação

(05:13:26) Bruna: Os ingressos para o público são caros?

(05:13:52) ana paula sousa: vão de 7,50 a 15 euros, dependendo do horário e do cinema

(05:14:48) babi: qual a melhor especialização para escrever sobre cinema?

(05:16:05) ana paula sousa: essa é uma pergunta difícil, bruna... mas a primeira delas é ver muitos filmes, e vê-los como quem quer entendê-los, aproveitá-los ao máximo. outra coisa fundamental é ler os grandes caras que escreveram sobre cinema, como o truffaut, o andré bazin... com eles, a gente entende o que é o "olhar"

(05:16:09) jonas: quem são os favoritos para o urso de ouro esse ano?

(05:17:39) ana paula sousa: o "nader e simin, uma separação", do iraniano asghar farhadi, despontou como O favorito. mas outros bons filmes, que podem levar prêmios, são o alemão "if not us, who?", que passou hoje, o coreano que a gente comentou lá em cima, e o filme do húngaro béla tarr

(05:17:42) Vivian-ES: Ana como vc define a qualidade dos filmes brasileiros frentes aos do festival de Berlim?

(05:19:49) ana paula sousa: vivian, eu vejo praticamente todos os filmes brasileiros e, aqui, eu vi, na competição, 16 filmes que foram selecionados entre filmes do mundo todo... aí é covardia comparar. mas o que eu posso dizer é que, de fato, o brasil, em 2010, não teve nenhum filme com a força e a qualidade desse iraniano. mas, olha, a competição tem suas bombas também...

(05:19:56) Bruna: Ana, quais características do Festival você traria para os eventos de cinema do Brasil?

(05:21:25) ana paula sousa: uma seleção rígida para a competição, a participação direta do público no evento e o laço com o mercado, que está aqui representado pelo european film market, que traz produtores e distribuidores do mundo todo pra cá

(05:21:39) babi: qual a grande diferença do festival de berlim para o de sundance ou para o internacional de cinema de SP?

(05:22:56) ana paula sousa: para sundance, eu não nunca fui, babi. mas sundance, por mais que se abra para o cinema independente, é um evento do cinema norte-americano por excelência. este, é um evento europeu, que procura valorizar o continente e as cinematografias pouco vistas

(05:23:43) ana paula sousa: mostra de cinema de sp tem uma qualidade inacreditável, os filmes podem estar em qualquer festival. mas a diferença é que não tem uma competição forte, que seja aguardada pelo mundo todo

(05:23:11) jonas: por que o prêmio tem formato de urso? algum motivo histórico? rs

(05:24:16) ana paula sousa: ih, jonas, me pegou! do urso eu só sei que tem gente que se abraça a um bem grandão, na frente do berlinale palast, pra tirar uma foto!

(05:24:26) negão: Ana pra vc a cara do cinema nacional ainda e o sexo e violencia

(05:25:19) ana paula sousa: oi, negão. não... o cinema nacional, cada vez mais, tem tudo. o filme do tiago mata machado, que está aqui em berlim, "os residentes", por exemplo, é um filme conceitual, que joga com a arte contemporânea

(05:25:55) Bruna: Ana, nestes dias que você está aí, o que aproveitou de Berlim?

(05:27:05) ana paula sousa: olha, bruna, juro que essa reposta não é uma prevenção para o caso dos meus chefes estarem lendo: nada! não dá tempo. temos que ver três ou quatro filmes por dia (soma as horas!), fazer entrevista e escrever. pronto, acabou o dia! mas no domingo eu vou passear!

(05:27:47) ana paula sousa: na verdade, tenho que confessar: aproveitei para comprar chapeu e luvas novos!

(05:27:58) negão: qual sua opinião sobre o cinema nacional?

(05:29:20) ana paula sousa: ah, negão, essa é uma pergunta ampla. mas eu acho, primeiro, que o cinema nacional é parte essencial da formação da nossa identidade, ou seja, tem que existir, e a gente tem que fazer o que for preciso pra que ele exista. mas é um cinema que, talvez até pelas formas de financiamento, trabalha muito por ondas e parece carecer, neste momento, de uma personalidade mais forte.

(05:29:23) David: Oi Ana queria que falasse um pouco de " The Turin Horse", do diretor húngaro Bela Tarr,o que vc ouviu por ai?

(05:31:06) ana paula sousa: oi, david. esse é um filme que entra na gente e não sai fácil, não! é, de longe, o filme mais "exigente" da competição, no sentido de pedir do espectador um pacto. mas é uma experiência ver esse filme. ele te dá reações físicas até... teve gente que dormiu loucamente, mas teve gente que amou. na cotação dos críticos da revista "screen", ele só perde, em estrelinha, para o filme iraniano

(05:31:11) Vivian-ES: Ana, poe que os atuais filmes brasileiros não conseguem impressionar a academia para pelo menos ser indicado ao oscar de melhor filme estrangeiro?

(05:33:10) ana paula sousa: vamos pensar neste ano? "lula" é um bom filme de fato? eu não acho... se pensarmos nos sucessos, como "se eu fosse você", eles também não têm nada a ver com o oscar. e filmes de qualidade, como "os famosos e os duendes da morte", por exemplo, são restritos demais, a academia não entende... os votantes dessa categoria são os velhinhos da academia... além disso, claro, precisa de lobby

(05:33:20) okara: Ana, Os residentes foi escolhido para disputar algo ou apena para a mostra? Vc acredita que o público aceita bem o filma os residentes?

(05:35:13) ana paula sousa: não, os residentes está numa mostra dedicada, especialmente, aos filmes mais experimentais e não concorre ao prêmio do júri. acho que o público recusará o filme. mas é um filme com uma proposta muito, muito interressante. é, alguns momentos, videoarte.

(05:35:14) Priscilla: Os residentes foi escolhido para disputar algo ou apena para a mostra? Vc acredita que o público aceita bem o filma os residentes?

(05:39:12) ana paula sousa: não, os residentes está numa mostra dedicada, especialmente, aos filmes mais experimentais e não concorre ao prêmio do júri. acho que o público recusará o filme. mas é um filme com uma proposta muito, muito interressante. é, alguns momentos, videoarte.

(05:39:21) belisa: Qual o fime q/ a surpreendeu?

(05:41:06) ana paula sousa: oi, belisa. bom, como a todo mundo, foi o filme iraniano que, ao contrário de outros filme do irã, não tem nada de lento ou de metafórico. o farhadi fez quase um suspense! e, bem, o húngaro béla tarr, que eu também já citei aqui. nunca tinha visto nada dele e, finalmente, entendi porque é tão cultuado em alguns círculos

(05:41:37) negão: Ana pra vc quem levara o premio maximo o filme Iraniano ou o Hungaro

(05:43:07) ana paula sousa: o iraniano. é claro que um festival não pode dar um urso de ouro por razões políticas, mas, sendo o filme bom, este seria um ano e tanto para o cinema iraniano ganhar um prêmio aqui. seria também uma mensagem contra a violência que o jafar panahi está sofrendo. mas, como eu disse, o mais importante é a qualidade do filme

(05:43:18) negão: Gostei muito do Coriolanus qual sua opinião sobre ele

(05:44:33) ana paula sousa: ih, negão, nisso vamos discordar... eu gosto muito do início do filme, mas acho que depois o ralph fiennes perde a mão. e olha que sou fã dele! acho, porém, que é um trabalho a ser respeitado. é um filme sério, um projeto muito interessante.

(05:45:04) okara: Ana, você comentou que Tropa 2 não está competindo, há alguma razão para que ele não estivesse na competição, ou simplesmente não foi selecionado por algum outro motivo.?

(05:46:22) ana paula sousa: oi, okara. ele, simplesmente, não foi selecionado. os curadores do festival quiseram colocá-lo no panorama. mas, é bom que se diga, o filme foi tratado com muito respeito aqui. as sessões aconteceram em salas grandes, a equipe deu coletiva de imprensa, enfim, não é "porta do fundo" mesmo

(05:46:29) David: Ana sei que alguns filmes nacionais acabam sendo exibidos primeiramente em festivais e mostra internacionaise e so depois aqui no Brasil.Vc viu algo neste inicio do ano que vc indique?

(05:48:23) ana paula sousa: eu indico os filmes que passaram pelo festival de brasília, em novembro passado. "o céu sobre os ombros", de um diretor mineiro estreante, o sergio borges, e "transeunte", do eryk rocha, são bem legais. filmes "de linguagem", nada óbvios, mas bem legais

(05:48:56) negão: qual o pior e o melhor filme que vc viu ai em Berlim

(05:51:03) ana paula sousa: o dois piores foram o argentino "um mundo misteriso", metiiido, e "lipstikka", um filme que quer falar de israel, palestina, homossexualismo, e não chega a lugar nenhum! um sacrifício ver os dois. o melhor, para mim, foi o béla tarr porque foi uma descoberta... mas falo também no sentido pessoal. eu conheci, com esse filme, um cinema que eu ainda não conhecia

(05:51:37) negão: Qual sua opnião sobre o Alemão if not us who

(05:53:09) ana paula sousa: adorei. é um filme que conta uma história surpreendente de uma maneira muito eficaz. o filme se passa na alemanha dos anos 60 e 70 e mostra o grupo baader meinhof a partir de uma outra perspectiva. não desgrudei o olho da tela.

(05:53:29) Adriana-RJ-35: na sua opinião qual é a visão internacional, referente ao cinema brasileiro?

(05:55:21) ana paula sousa: o cinema brasileiro é um mistério para quase todo mundo. salvo exceções, as pessoas conhecem, do cinema atual, dois nomes: fernando meirelles e walter salles. no mercado de cinema, o que eles sabem é que é um mercado enorme, fundamental, e que alguns filmes locais se tornaram ótimos negócios, como "se eu fosse você 2" e "tropa de elite 2"

(05:55:53) negão: Ana a qualidade do filme de stallone e equivalente ao peso que colocaram nele

(05:56:45) ana paula sousa: eu não vi o filme, negão. eu só sei que foi, pelo que apuraram as revistas especializadas, como variety, o filme mais bem vendido do mercado. o "rambo" não morre! rs

(05:57:29) David: Sou de Cuiaba-MT e vivo as dificuldades da producao independente no Brasil,como vc ve a movimentacao do cinema e do audiovisual em Berlim ,com relacao a apoio?

(05:59:46) ana paula sousa: olá, david. fiquei impressionada com a movimentação, no mercado, em torno das coproduções. é claro que, do lado de fora, eu não tenho condições de saber o quanto os acordos assinados são só mais um papel ou dão em alguma coisa. mas a alemanha está produzindo com muitos países! tanto que metade dos filmes da competição tem a alemanha como coprodutora. e isso tudo diz respeito à produção independente

(06:00:26) David: Ana ,o que vc pensa sobre o fechamento do Cine Belas Artes de SP?

(06:01:57) ana paula sousa: ah, david, como todo mundo, eu fico triste com o fim do cinema e lamento que, mesmo depois de tanta mobilização, não se tenha chegado a um acordo. só acho que a gente tem que lembrar que se a gente adora(va) o belas artes era, também, por causa da programação, e não só pelo espaço. então, vamos torcer para que o andré sturm reabra logo o seu cinema e nos devolva os bons filmes que nem todas as salas acolhem

(06:02:42) ana paula sousa: bom, pessoal, agora é hora de encerrar. vou colocar gorro, luvas e enfrentar o frio para ver mais um filme. obrigada a todos!

(06:04:15) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Ana Paula Sousa e de todos os internautas. Até o próximo!

 

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