Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2011 - 07h27

Problemas de imagem e legenda prejudicam "Carmen" em 3D

Publicidade

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Manifestação artística que une música, teatro, poesia e artes plásticas, a ópera agora chegou ao 3D. O diretor Julian Napier utilizou a tecnologia, que faz as mãos dos cantores se projetarem na direção do público, para filmar "Carmen", de Bizet.

O resultado, contudo, é para lá de decepcionante. Fica aquém não apenas da luxúria visual de filmes 3D como "Avatar" e "Alice no País das Maravilhas", como ainda perde para as transmissões em 2D, mas com qualidade HD, das óperas do Metropolitan de Nova York.

Napier escolheu uma produção bonita e colorida de "Carmen", da Royal Opera House, de Londres, dirigida por Francesca Zambello.

Veja o trailer do filme:

Vídeo

Essa versão está em Blu-ray e DVD em que o maestro Antonio Pappano comanda um elenco estelar: Anna Caterina Antonacci, Jonas Kaufmann, Ildebrando d'Arcangelo e Norah Amsellem.

No título em 3D, os nomes são bem menos conhecidos e não exatamente carismáticos. De qualquer forma, o nível da Royal Opera House é alto o suficiente para garantir uma interpretação digna da partitura de Bizet nas mãos do maestro Constantinos Carydis, e protagonistas como Christine Rice (Carmen), Bryan Hymel (Don José), Aris Argiris (Escamillo) e Maija Kovalevska (Micaela).

O maior problema desta "Carmen", assim, não é musical, mas visual. Na projeção feita para a imprensa, a ópera parecia fora de foco, embaçada. O som, excessivamente alto e dando estouros no começo da sessão, foi acertado, mas os problemas com a imagem seguiram.

Junte-se a isso legendas com erros de digitação e construções verbais esdrúxulas e temos um espetáculo no qual só o encanto da música de Bizet consegue manter o espectador na sala. Melhor ver um DVD em casa.

CARMEN 3D
QUANDO nos dias 12/3, às 19h, 13/3, às 17h, 15/3, às 20h, e 20/ 3, às 17h
ONDE na rede Cinemark, em cidades como São Paulo, Brasília, e Rio; veja preços e endereços no site da rede
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO ruim

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página