Publicidade
Publicidade
França e México entram em polêmica por escultura maia
Publicidade
DA FRANCE PRESSE, EM PARIS
As acusações do México, de que a escultura de uma deusa maia que foi leiloada na segunda-feira (21) em Paris por um valor recorde é falsa, são "ridículas", declarou à AFP Jacques Blazy, o especialista em peças pré-colombianas que trabalhou no leilão.
"As acusações do México de que a 'Grande Divindade maia', que quebrou o recorde mundial para uma obra maia ao ser vendida por US$ 4,2 milhões, é de manufatura recente são totalmente ridículas. É uma peça muito conhecida, que foi completamente analisada", declarou Blazy.
A escultura do período clássico tardio (550-950 d.C.) foi a peça estrela da grande exposição maia no museu Rath de Genebra, em 1998, que aconteceu com o patrocínio do México, lembrou à AFP Jacques Binoche, da empresa Binoche e Qiquello, que organizou o leilão na casa Druot.
Um comunicado da chancelaria e do Instituto de Antropologia e História (INAH) do México divulgado na terça-feira afirma que a peça "que se atribui à cultura maia e que alcançou o maior preço no leilão é de manufatura recente e não pertence a nenhuma das culturas pré-hispânicas do México".
+ canais
+ notícias de Ilustrada
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice