Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2011 - 07h30

Dramaturgo impulsiona teatro experimental do país

Publicidade

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

O círculo é o signo da completude. Uma linha curva que ao se fechar traduz de maneira absoluta o conceito de perfeição.

Em "Pinokio", novo trabalho do autor e diretor Roberto Alvim e de sua Cia. Club Noir, uma esfera incompleta e um tanto distorcida coroa a cena.

Evoca um mundo instável, que traduz seu pensamento. Como artista, professor ou curador, Alvim fez progredir o teatro experimental do país nos últimos cinco anos.

Compôs uma grade de programação de alto teor experimental no Festival Internacional de São José do Rio Preto, em 2010.

Nas aulas de dramaturgia ministradas por ele na SP Escola de Teatro, em São Paulo, e no Núcleo de Dramaturgia do Sesi Paraná, em Curitiba, suas ideias revolucionárias sobre teatro contaminam também estudantes. Ele começa a formar uma nova leva de autores teatrais.

Cinco deles se apresentam no Fringe, mostra do Festival de Curitiba, que começa na terça. Entre eles, Luiz Felipe Leprevost, autor de "Hieronymus nas Masmorras", que estreia com encenação do próprio Alvim com Juliana Galdino, sua mulher e parceira na Cia. Club Noir, considerada uma das maiores atrizes de sua geração.

Lenise Pinheiro/Folhapress
O dramaturgo, encenador e diretor Roberto Alvim, na sede do grupo Cia. Club Noir, em São Paulo
O dramaturgo Roberto Alvim, que tem ideias revolucionários sobre o teatro, na sede do grupo Cia. Club Noir (SP)

"A maneira como nós compramos a ideia de vida humana é limitadora", diz Alvim, 38, à Folha.

A arte da Cia. Club Noir busca, a partir da linguagem, criar sobre o palco um universo desconhecido. "O grande teatro reconstrói o mundo", afirma.

Alvim relembra uma experiência definidora. Com oito anos, aventurou-se pela biblioteca de seus pais. Tirou da estante o livro "Histórias Extraordinárias", de Edgar Allan Poe.

Ao mergulhar na obra, o menino que se tornaria um dos mais radicais encenadores de teatro experimental na atualidade foi tomado por um pânico absoluto.

Em sua mente fértil, as sombras adquiriram vida e o invisível se propagou. "Ao travar contato com aquelas palavras, o mundo inteiro se desconstruiu e se reconstruiu na minha frente."

Trocou o sonho de ser físico nuclear por outro: seria autor de teatro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página