Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2011 - 15h50

Duran Duran desafia ditadura das guitarras rudes

Publicidade

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Vestidinho vermelho e saltinho muito alto não era bem o modelo ideal para os infindáveis quilômetros gramados nos quais foram erguidos os cinco palcos do Coachella Festival 2011, em Índio, na Califórnia. Mas Ana Matronic, vocalista do Scissor Sisters, caminha entre o público assim, toda elegante, até chegar ao palco principal para participar do show do Duran Duran.

O vocalista Simon Le Bon, de barba rala e suando bicas dentro da roupa preta, recebe Ana e berra: "Duran Duran e Scissor Sisters! Vamos ensinar a vocês como se faz uma festa!" E os dois cantam "Safe (In the Heat of the Moment)", música do ultimo álbum do DD, "All You Need is Now", lançado no Brasil pelo selo Lab 344. A moça também participou da gravação da faixa.

Coincidência ou não, o tema "festa" volta numa conversa com Ana, ao lado do palco. "Bandas de rock podem ser muito sérias, esse monte de guitarras. Nós e o Duran Duran somos bandas irmãs na proposta de promover uma festa em cima do palco. Provavelmente, estamos fora de moda", diz, dando risada.

As plateias das duas bandas este ano no Coachella, maior festival americano de rock, foram as mais coloridas e alegres do evento.

Homens de vestido, pessoas com antenas coloridas na cabeça, gente com o corpo pintado de azul, rosa ou verde, grandes turmas fazendo coreografias saltitantes e por aí vai...

"Quando começamos, tocávamos ao lado do Pretenders e ninguém ficava questionando se uma banda era mais rock ou menos rock que a outra", lembra Le Bon. "Hoje, isso virou uma preocupação para muita gente, fazer um som rude de guitarra é lei."

Seu colega de banda, o baixista John Taylor, teoriza: "Depois do grunge, no começo dos anos 1990, a valorização da guitarra chegou a um nível quase ditatorial. Basta ver o Coachella ou o SXSW, no Texas. Praticamente só aparecem guitar bands, muitas delas na onda do novo folk."

Onde fica o Duran Duran nesse cenário? "Pois é, não cabemos nas tendas eletrônicas, somos uma banda de rock. Talvez não tão rock quando uma parte da garotada quer", afirma Taylor.

Acaba de sair mais um single do Duran Duran, "Leave a Light On". A anos-luz das guitarras rasgadas, é mais uma balada pop pegajosa como a banda sabe fazer muito bem. Para Simon Le Bon e seus amigos, o rock continua uma festa chique.

###Editoria de Arte###

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página