Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2011 - 13h48

Atrás da Record, Globo investe em Portugal e abre até lojinha

Publicidade

RICARDO FELTRIN
COLUNISTA DO UOL

Depois do horário nobre, Globo e Record levaram a batalha por exposição da própria marca também em Portugal. As duas emissoras estão gastando um dinheiro razoável não só em publicidade, mas também em novas sedes.

Assim que o passageiro deixa o terminal do aeroporto de Lisboa, a primeira coisa que vê é um gigantesco logotipo da Record cobrindo o prédio do antigo hotel Luxor.

Também a cinco minutos da chamada "Lisboa baixa", o imenso logotipo da Globo também enfeita um prédio novo em folha, cujo térreo será ocupado pelos estúdios da emissora.

Nenhuma das duas TVS divulga investimentos. A Globo estreia sua nova sede portuguesa no próximo semestre, aparentemente como reação ao crescimento da Record Internacional naquele país e no restante da União Europeia.

A Record cresceu nos últimos anos em audiência justamente à sombra da saída da Globo do "line-up" dos pacotes básicos da TV paga. Enquanto a Globo passou a cobrar como "canal premium", a Record abriu seu sinal a todos pacotes de TV paga.

Por isso mesmo a Record hoje pode até se gabar por ser a maior TV brasileira no exterior, mas a Globo tem um modelo de negócio rentável, dado o número de assinantes do canal internacional

Segundo a coluna apurou, a nova sede da Globo em Lisboa vai abrigar até uma lojinha com produtos de grife própria. No Brasil, só há uma lojinha dessas, num shopping do Rio.

A Record passou a investir mais em Portugal nos últimos três anos. A curva de investimento acompanha a curva de crescimento da Igreja Universal naquele país.

A igreja de Edir Macedo tem se expandido em Portugal justamente na população mais pobres, como, por exemplo, os imigrantes oriundos de países africanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página