Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2011 - 18h37

Legado de Amy foi recolocar o soul para os jovens, diz jornalista da Folha

Publicidade

DE SÃO PAULO

O jornalista Thales de Menezes, 49, repórter do caderno Ilustrada especializado em música e cultura pop, participou de bate-papo nesta quinta-feira (28) sobre a a morte da cantora Amy Winehouse.

Veja fotos do funeral de Amy Winehouse
Autópsia de Amy Winehouse é inconclusiva
Veja fotos da infância de Amy Winehouse

Arquivo pessoal
Thales de Menezes é especializado em música e cultura pop
Thales de Menezes é especializado em música e cultura pop

A cantora, de 27 anos, foi encontrada morta em sua casa, no bairro de Camdem Town, em Londres, no último sábado.

Para o jornalista, o legado mais importante que Amy deixou foi "ter recolocado o soul como música para o público mais jovem".

Participaram do Bate-papo 218 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:04:38) Thales de Menezes: Olá, pessoal, vamos falar um pouco da Amy por aqui...

(05:04:45) FelipeRJ: Se sabia que AMy estava lutando contra o vicio há algum tempo, e estava aparentemente bem ultimamente. O que houve que foi tudo tão abrupto para a morte dela? Ela nao estava no caminho contrario, de uma melhora?

(05:05:34) Thales de Menezes: Não creio, Felipe. Eu acompanhei a turnê dela no Brasil e a sensação que a gente tinha era de que ela poderia cair a qualquer momento.

(05:05:43) Gustavo.: Thales,você tem algum comentário a fazer sobre a invasão do funeral da cantora pela equipe Pânico na tv?

(05:06:46) Thales de Menezes: Não gosto do Pânico, não assisto e acho bem desagradável esse estilo da turma deles. Mas Amy era um alvo inevitável para os caras, a vida dela era um livro aberto. Talvez na página errada...

(05:06:49) Letícia: Ainda não foi divulgada nenhuma causa da morte da cantora?

(05:07:34) Thales de Menezes: Não. por enquanto o laudo é inconclusivo. E pode ser que a decisão final seja essa mesmo. Foi o que aconteceu com a Cassia Eller, há dez anos.

(05:07:38) carlinha: oq achou da declaração da mãe da amy dizendo q a morte dela era só uma questão de tempo?

(05:08:30) Thales de Menezes: Carlinha, para usar uma frase típica de tiozão, acho que isso não é algo que uma mãe deva falar, por mais que ela acreditasse nisso.

(05:08:33) Letícia: Amy, tinha o apoio da familia para tentar sair das drogas, largar os vicios?

(05:09:35) Thales de Menezes: Leticia, pelo que os biógrafos dela apuraram, a Amy era bem independente do resto da família. Acho que eles nem tiveram chance de fazer alguma coisa.

(05:09:38) Gustavo.: Esse laudo inconclusivo pode ser um sinônimo para não divulgação de algo como uma fibrilação ventricular induzida pelo abuso de drogas?

(05:11:42) Thales de Menezes: Gustavo, aproveitando meus cohecimentos de ter uma irmã que é médica patologista, às vezes é realmente difícil de descobrir. Ela pode ter infartado, por exemplo, mas é duro descobrir se ela não teria esse infarto se levasse uma vida mais saudável.

(05:11:48) Julia: A Amy tem dois CDs. Você acha a obra dela suficiente para marcar época? Não é um exagero falar nisso? Se ela não bebesse e não tivesse vícios, faria o mesmo sucesso, na sua opinião?

(05:13:06) Thales de Menezes: Julia, acho que apenas o que ela deixou gravado não é significativo para marcar uma época. O mais importante nela foi ter recolocado o soul como música para o público mais jovem.

(05:13:13) Letícia: Porque vc acha que a familia de Amy, quis fazer um cerimônia somente para "fechada"?

(05:14:37) Thales de Menezes: Leticia, é um direito da família pedir isso. A gente só estranha porque a vida toda da Amy foi tão escancarada na mídia que pedir algo discreto agora não cola muito, né?

(05:14:47) Mah: Thales, qual a sua opinião sobre a proibição do ex-marido no velório e cremação de Amy?

(05:15:47) Thales de Menezes: Mah, creio que são aquelas rixas que toda família tem. Creio que os pais dela podem achar que ele foi bastante responsável pela vida desregrada da filha.

(05:15:51) marta: é verdade q a amy deixou um material para fazer uns 4 discos novos?

(05:16:43) Thales de Menezes: Marta, não creio. O que ela gravou em 2009 e 2010, no Caribe, não deve ter tanto material assim.

(05:17:03) Gustavo.: A cantora praticamente um arsenal em sua mão para a saída do vício mas não o fez...Você acha que o uso de drogas por alguns astros está ligado com uma vontade de fuga da realidade ou falta de auto-controle?

(05:18:16) Thales de Menezes: Gustavo, acho que as drogas atraem. Astros jovens costumam ter muito dinheiro e ninguém por perto para censurá-los. Essas coisas somadas tem esse potencial destrutivo.

(05:18:18) marcelo: Boa tarde Thales, estou ouvindo algumas notícias nos jornais dizendo que a abstinência abrupta de alcool pode ter desencadeado a sua morte súbita. O que vc pensa a respeito, grato!

(05:19:21) Thales de Menezes: Marcelo, acho delírio. Nos últimos shows dela, no oeste europeu, Amy ainda dava todos os indícios de que andava bebendo.

(05:19:37) vinicios: Thales o que que voce acha que influencio para a AMy usar drogas

(05:20:35) Thales de Menezes: Vinicius, muita grana no bolso e a facilidade de encontrar a droga. Aquela história de "drogas, sexo e rock'n'roll" não é invenção.

(05:20:40) FelipeRJ: Podemos comparar Amy a qual diva do soul/ blues?

(05:21:52) Thales de Menezes: FelipeRJ, ela gostava de várias e pagou tributo a elas, mas eu sempre a associo a Dustin Springfield: duas inglesas, brancas e que cantavam som negro com sensualidade.

(05:22:38) Thales de Menezes: FelipeRJ, desculpe, o nome é Dusty Springfiel, ok?

(05:22:16) gilzane: vc acha q com os relacionamentos amoroso,fez com q ela usassem cada vez mais drogas?

(05:23:15) Thales de Menezes: Gilzane, acho que a vida dela foi toda meio confusa, né? OS romances não seriam diferentes.

(05:23:19) José Ricardo pinto: Boa tarde! Estou chegando agora na sala, não sei se alguém já te perguntou sobre a importância da Amy na cultura musical que vivemos. O que vc tem a dizer sobre a Diva do blues e jazz que ela se tornou?

(05:25:00) Thales de Menezes: José Ricardo, pra resumir o que acho: uma intérprete fantástica, uma voz singular e uma cantora que soube resgatar um gênero para as plateias de hoje, o soul. Mas não acho que ela tenha sido inovadora e creio que o termo diva é muito usado hoje, mais do que o devido.

(05:25:59) DENIL: THALES, QUEM VC ACHA QUE PODERIA OCUPAR O ESPAÇO DEIXADO PELA AMY, NO CENÁRIO MUSICAL??

(05:27:06) Thales de Menezes: Denil, não acho que seja um espaço tão grande assim. Dentre as que estão por aí, Adele está se candidatando, né?

(05:27:31) Felipe: O que você acha que será feito com as roupas que amy desenhou para aquele estilista, será que ele publica?

(05:28:26) Thales de Menezes: Felipe, acho que o estilista não vai publicar só se não quiser ganhar dinheiro. Porque todo mundo vai querer ver.

(05:28:46) Kurt: vc acredita q a morte de Amy assim como de outros ídolos da música pode servir de alerta aos jovens em relação aos perigos do uso de drogas?

(05:29:53) Thales de Menezes: Kurt, não. Drogas atraem e o fator destrutivo dela faz parte dessa atração. Estão aí para comprovar os cultos a Hendrix, Janis, Jim Morrison...

(05:30:04) Murilo: O que voce acha da garota de ouro de Amy, Dionne Bromfield??? Acha que poderá levar o pop soul adiante, como fez Amy Winehouse??

(05:31:50) Thales de Menezes: Murilo, acho que Dionne canta redondinho, mas é só isso. Mais um nome no pop, com a vantagem do apadrinhamento da Amy.

(05:31:56) joaopp: Thales, o que você tem a dizer sobre o fato de tantos grandes artistas da música pop terem morrido aos 27 anos?

(05:33:09) Thales de Menezes: Joãopp, acho uma baita coincidência, dessas coisas engraçadas que fazem a vida mais divertida, mas acho que é só isso.

(05:33:13) Sirsimpson: Boa tarde Thales. Minha pergunta é a seguinte: Como era a relação profissional da Amy no Mundo Musical, até porque vários shows ela simplesmente nao terminava em virtude do alcool.

(05:34:53) Thales de Menezes: Sirsimpson, até 2008 ela deu shows impecáveis e, alguns, sensacionais. Mas quando o vício passou do limite a coisa desandou...

(05:34:57) pedro lucio: qual hipotese vc acha mais provavel, suicidio ou overdose?

(05:36:02) Thales de Menezes: Pedro Lucio, meu palpite vai em alguma falência de órgão, tipo um infarto, pelo histórico de drogas abusando do corpo dela. Mas é só palpite...

(05:36:17) ale: qual o impacto que vc vê na música com a morte da Amy?

(05:37:30) Thales de Menezes: Ale, nenhum grande impacto. Só fãs sentindo saudade. Afinal, há mais de três anos que ela não produzia nada relevante. Aliás, não produziu nada mesmo nesse período.

(05:37:55) Careta: Mas Thales, você não acha que ela foi inovadora exatamente por trazer uma pegada mais moderna para o soul (não que o que seja moderno seja necessariamente bom ou inovador)

(05:38:42) Thales de Menezes: Desculpe, Careta, mas não vislumbro essa pegas mais moderna. Faixas da Amy poderiam entrar em discos de décadas passadas.

(05:38:54) jil: vc acha que a Amy cavou a sua propria cova?

(05:39:51) Thales de Menezes: Jil, acho que todos nós fazemos isso. Somos fruto das nossas escolhas, o tempo todo.

(05:40:59) Prado: Qual tiopo de droga foi evidente e mais impactante no caso dela?

(05:42:52) Thales de Menezes: Prado, ela consumia um coquetel da pesada, mas acho que o que mais impressiona as pessoas é ter crack no meio. É uma droga que´costuma ser associada a viciados pobres e é devastadora. Deve ter afetado bastante a saúde de Amy.

(05:42:59) claudio: boa tarde, ficou algum album delainedito??

(05:43:53) Thales de Menezes: Claudio, ao que parece não. Tem as músicas que ela gravou no Caribe e a gravadora recusou. Quem ouviu diz que é bem reggae, nada soul e bem fraquinho.

(05:44:04) Murilo: voce acha que Dionne Bromfield terá talento para ocupado o espeço deixado por Amy?

(05:45:03) Thales de Menezes: Não, Murilo. A Dionne não é nada excepcional, não creio que vá decolar além da curiosidade que as pessoas têm por uma afilhada musical da Amy.

(05:45:07) carol: o pai dela vai virar cantor tbm??

(05:45:40) Thales de Menezes: Carol, sinceramente espero que não. O pai dela deve ser um horror cantando.

(05:45:52) Prado: Eu ouvi comentarios que ela tambem fazia uso de medicamentos veterinario...isso é fático?

(05:46:52) Thales de Menezes: Prado, muitos viciados tomam vermífugos para animais. Pricipalmente na Inglaterra e na Alemanha, onde são baratos e fáceis de achar.

(05:46:58) Lira: Thales boa tarde. Por acaso vai haver algum show tributo para a Amy?

(05:47:43) Thales de Menezes: Lira, em Londres já estão organizando pelo menos dois, o primeiro já no mês que vem. Mas faltam detalhes.

(05:48:51) nacip raydan: eu penso que o mito amy winehouse, a marca, que hoje existe nao seria a mesma caso ela continuasse a cantar... eu observo videos, apresentaçoes e shows, e a gte nota que a amy nao era lá mais "essas coisas" ou estou errado...???... o que vc pensa que ela era diferente das atuais cantoras, que as vezes tem uma potencia vocal até mesmo, mais "intensa"....

(05:50:29) Thales de Menezes: Nacip, Amy realmente não era mais a cantora que despontou em 2006, 2007, até pela saúde fragilizada. Não acho que ela seja excepcionalmente diferente das outras. Era uma ótima cantora, entre tantas,

(05:50:51) carol: qual é a melhor música dela na sua opinião?

(05:52:05) Thales de Menezes: Carol, Amy não fazia o tipo de música que escuto por prazer, só a acompanhava profissionalmente. Sou mais rock and roll. Fica difícil apontar uma favorita.

(05:52:55) Thales de Menezes: Bem, pessoal, valeu. Foi um ótimo papo. Até uma nova conversa, espero que por um motivo mais alegre do que a morte da Amy. Beijos e abraços!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página