Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2011 - 17h22

Desenhista de "El Eternauta" morre aos 83 anos em Buenos Aires

Publicidade

DA EFE, EM BUENOS AIRES

O cartunista Francisco Solano López, ilustrador de "El Eternauta", história em quadrinhos argentina, morreu nesta sexta-feira aos 83 anos em um sanatório de Buenos Aires depois de sofrer uma hemorragia cerebral, informou a família.

Solano López, cujo corpo não será velado, ficou famoso como desenhista da história em quadrinhos criada por Héctor Germán Oesterheld, que narra as aventuras e desventuras de Juan Salvo, viajante do tempo que tenta salvar sua família de uma tragédia iminente.

Os familiares do ilustrador, nascido em 1928 em Buenos Aires, indicaram aos jornais locais que o corpo será cremado e as cinzas serão depositadas depois em uma abóbada do cemitério do bairro portenho da Recoleta.

Com circulação durante apenas dois anos, de 1957 a 1959, a história é uma crítica contra o individualismo social, a favor da união dos homens para resistir o avanço dos sistemas antidemocráticos. "Oesterheld dizia que 'El Eternauta' era sua versão de 'Robinson Crusoé'.

Solano López morou na Europa de 1963 a 1968, onde criou outros personagens que viajaram por esse continente, até que em 1976 aceitou uma proposta para criar uma segunda parte de "El Eternauta" junto a Oesterheld, que militava no grupo guerrilheiro Montoneros e foi uma das vítimas da última ditadura militar.

Irving Villegas/Efe
O quadrinista Francisco Solano López, ilustrador de "El Eternauta", que morreu nesta sexta-feira
O quadrinista Francisco Solano López, ilustrador de "El Eternauta", que morreu nesta sexta-feira
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página