Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2011 - 09h21

Consultor da série "Mad Men" conta suas memórias de publicitário

Publicidade

FRANCESCA ANGIOLILLO
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

Quando a secretária da agência publicitária atende o telefonema para Jerry Della Femina, é inevitável imaginar corredores e sua luz fria, com portas resguardadas por zelosas moças e suas máquinas de escrever.

Mesmo que já não seja assim o ambiente do outro lado da linha, é no mundo de "Mad Men" que estamos.

Jerry Della Femina escreveu, em 1970, "Mad Men: Comunicados do Front Publicitário", que agora chega ao Brasil. Quatro décadas depois, suas memórias profissionais o transformariam em consultor da aclamada série de mesmo nome criada por Matthew Weiner.

A história de Weiner --de como ele glamorizou a história de um bando de fumantes inveterados que, liderados pelo misterioso Don Draper, dividiam seu tempo entre sexo, dilemas familiares e slogans-- está em outro lançamento, "O Guia Não Oficial de Mad Men".

Divulgação
O ator Jon Hamm em cena da série "Mad Men", criada por Matthew Weiner
O ator Jon Hamm em cena da série "Mad Men", criada por Matthew Weiner

Muito do que o criador da série levou para a tela pode ser reconhecido nas páginas do livro de Della Femina.

Como Don Draper, Della Femina foi um homem de passado modesto, espécie de "outsider" no ambiente da publicidade dos anos 1960, que, como o personagem de Weiner, chegou ao sucesso como redator publicitário.

O autor compôs o livro com material informal, como quem conta anedotas, encadeando casos divertidos e tragicômicos.

"Se soa falado, é porque foi assim que fiz", conta à Folha. Della Femina simplesmente ligou o gravador e transcreveu seus "comunicados".

Não há viés analítico ou pretensão de ensinamento. E ri: "Era novo demais para estratégia. Todo mundo ao meu redor queria escrever um livro sobre publicidade, e eu podia fazê-lo, então, o fiz."

O autor pondera que boa parte da diversão que via na profissão pode ter sucumbido ao politicamente correto (coisa com que, como o livro comprova, os publicitários da época nem sonhavam).

"A gente não tinha como objetivo ganhar dinheiro. Queria se divertir. Era o melhor tempo para a criatividade", diz. E recorda exemplos mais mundanos da "diversão": "Fumava três, quatro maços de cigarro por dia e, vou te contar, era bom", lembra o ex-fumante de hoje.

"Muitas pessoas me procuram dizendo que se tornaram publicitários porque leram meu livro e queriam aquilo. Sinto muito!"

Para ele, a nostalgia de que o livro se alimenta também move o leitor e o público da série. "Todos buscam a fantasia. Não quero soar como um velho que lamenta o presente. As pessoas hoje se divertem. Mas fico feliz de ter vivido aquele tempo."

Sobre a fidelidade da série a seu tempo, Della Femina faz só um reparo: "Toda vez que Don Draper se deita com alguém, ele sofre. Eu posso afirmar: ninguém sofria!".

MAD MEN: COMUNICADOS DO FRONT PUBLICITÁRIO
AUTOR Jerry Della Femina
EDITORA Record
TRADUÇÃO Dinah Azevedo
QUANTO R$ 32,90 (288 págs.)

O GUIA NÃO OFICIAL DE MAD MEN
AUTOR Jesse McLean
EDITORA Best Seller
TRADUÇÃO Patrícia Azeredo
QUANTO R$ 29,90 (288 págs.)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página