Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2011 - 21h35

Festival no Colorado reúne Clooney, Scorsese e Glenn Close

Publicidade

CHRISTINE KEARNEY
DA REUTERS, EM NOVA YORK

Um documentário de Martin Scorsese sobre o falecido beatle George Harrison, a presença de George Clooney em "Os Descendentes", e um filme em que Glenn Close interpreta uma mulher que se faz passar por um mordomo -- todos eles estão na programação do Festival de Cinema de Tellurid, uma estação de esqui no Colorado, que começa na sexta-feira.

O evento, que se estende pelo fim de semana prolongado dos EUA, é visto como um dos principais acontecimento cinematográficos do país, sempre mostrando um eclético conjunto de filmes estrangeiros e norte-americanos. A programação definitiva para esta edição foi divulgada na quinta-feira, mas é comum que haja inclusões de última hora -- e que esses filmes acabem disputando o Oscar.

Outros destaques deste ano incluem "A Dangerous Method", de David Cronenberg, com Michael Fassbender, Viggo Mortensen e Keira Knightley, mostrando o turbulento relacionamento do psicanalista Carl Gustav Jung, seu mentor Sigmund Freud e a paciente Sabina Spielrein.

Divulgação
Documentário de Martin Scorsese sobre George Harrison será exibido em festival no Colorado
Documentário de Martin Scorsese sobre George Harrison será exibido em festival no Colorado

"Os Descendentes", dirigido por Alexander Payne, tem George Clooney no papel de um pai de família indiferente que é forçado a re-examinar sua vida. Já o drama irlandês "Albert Nobbs" tem Glenn Close como roteirista e também interpretando o mordomo tímido que esconde o fato de ser mulher.

Outras obras de ficção incluem "Shame", dirigido pelo britânico Steve McQueen, também com Fassbender no elenco, e "We Need to Talk About Kevin", com Tilda Swinton.

O documentário de Scorsese sobre Harrison, "Living in the Material World", teve a colaboração da viúva do músico, Olivia, e promete canções e imagens inéditas.

Outros documentários selecionados incluem "Gazing Into the Abyss: A Tale of Death, A Tale of Life", de Werner Herzog, e "Pina", de Wim Wenders.

Alguns destaques da programação vêm de fora dos EUA. A polonesa Agnieszka Holland mostra "In Darkness", sobre um homem que trabalha na rede de esgotos e ajuda judeus a fugirem de um gueto na Polônia ocupada, e "O Cavalo de Turim", do húngaro Bela Tarr.

Os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne levam ao Colorado seu "O Garoto de Bicicleta", que obteve menção honrosa neste ano no Festival de Cannes. Já "L'Artiste", do francês Michel Hazanavicius, rendeu o prêmio de melhor ator a Jean Dujardin em Cannes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página