Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2011 - 20h24

Filme de Wim Wenders disputa vaga no Oscar pela Alemanha

Publicidade

DE SÃO PAULO

"Pina", rodado em 3D pelo cineasta alemão Wim Wenders ("Asas do Desejo"), foi o longa escolhido para representar a Alemanha na disputa por uma vaga na categoria de filme estrangeiro.

É a primeira vez que um documentário representa o país na disputa.

O filme faz uma homenagem à coreógrafa alemã Pina Bausch, morta em 2009, aos 68 anos. Ele percorre peças como "Café Müller" e "Sagração da Primavera", dentro e fora do teatro fundado por Pina em Wuppertal, extraindo em dois tipos de câmera - "uma delas, em um guindaste em formato dinossauro", explicou o diretor - uma perspectiva em três dimensões de toda a força gerada a partir da aparente fragilidade da coreógrafa.

Divulgação
Cartz do filme "Pina", de Win Wenders
Cartz do filme "Pina", de Win Wenders

No longa, o diretor homenageia não só a coreógrafa e sua companhia, mas também a cidade de Wuppertal e, por extensão, o Vale do Ruhr, região mineira alemã, berço de alguns talentos como Pina, o próprio Wenders e o cineasta e dramaturgo Christoph Schlingensief, morto em 2010 com câncer.

A lista dos indicados será anunciada em 24 de janeiro de 2012. A cerimônia do Oscar acontece em 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página