Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2011 - 14h30

"Pai" da pop art, Richard Hamilton morre aos 89 em Londres

Publicidade

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Morreu hoje em Londres pela manhã aos 89 o artista britânico Richard Hamilton, conhecido como o pai da pop art. Ele passou mal e morreu de causas não divulgadas em seu ateliê enquanto trabalhava numa retrospectiva que deve passar por Los Angeles, Filadélfia, Londres e Madri a partir do ano que vem.

Veja galeria com alguns trabalhos de Hamilton

Hamilton ficou conhecido por sua colagem de 1956 "Just What Is It That Makes Today's Homes So Different, So Appealing?", em que um homem musculoso aparece segurando um pirulito com a palavra "pop" numa casa cheia de eletrodomésticos.

Segundo críticos, foi esse trabalho que inaugurou o chamado estilo pop, depois difundido por Andy Warhol e artistas como Jasper Johns e Robert Rauschenberg nos Estados Unidos.

Ele depois fez obras em que usava a estética de cores estridentes da arte pop para fazer comentários políticos e críticas ácidas ao consumismo. Retratou, por exemplo, o ex-premiê britânico Tony Blair como um caubói, associado ao presidente americano George W. Bush, e o roqueiro Mick Jagger algemado no banco de trás de um carro de polícia.

Num contraponto ao resto de sua obra, Hamilton é também o autor da famosa capa do "White Album", dos Beatles, em que só os nomes dos integrantes do quarteto aparecem contra um fundo branco. Em entrevista ao "Guardian", Hamilton contou anos depois que recebeu só 200 libras pelo trabalho que depois virou uma espécie de mito associado à banda.

Andy Rain/Efe
O artista britânico Richard Hamilton, autor da capa do álbum branco dos Beatles e considerado o pai da pop art
O artista britânico Richard Hamilton, autor da capa do álbum branco dos Beatles e considerado o pai da pop art
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página