Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2011 - 18h36

DJs levam mistura de funk com música clássica à rua Augusta

Publicidade

LUISA ALCANTARA E SILVA
DE SÃO PAULO

"Tropa de elite, osso duro de roer". Esse verso, cantado pela banda Tihuana, não combina, a princípio, com composições de Verdi ou de Mozart. Mas foi assim, juntando funk com músicas clássicas, que um grupo de DJs e produtores de São Paulo criou o funClassic.

O projeto foi inaugurado oficialmente no mês passado, quando o grupo tocou em uma casa noturna da Barra Funda (zona oeste de São Paulo), e ganha hoje sua segunda edição, em um clube na rua Augusta (região central).

Na noite de estreia, o público inicialmente estranhou ouvir as sinfonias de Beethoven na balada, mas logo se animou. "Sempre gostei de funk, mas não sabia nada de música clássica", disse a produtora Nicole Balestro, 25. "Achei legal essa mistura, até porque estou conhecendo um pouco mais algo em que não me ligava tanto [música clássica]."

Para a estilista Fabiana Shu, 28, a noite "foi uma novidade". "Gosto de música clássica e achei ousado esse ritmo que eles fazem."

Enquanto os DJs colocavam funks para tocar, o músico Danilo Dunas acompanhava a batida, ora na sanfona, ora no teclado. "A nossa ideia é fugir da mesmice do funk, dar uma cara nova para o ritmo", diz o DJ Maguinho, 20.

Ele já era DJ e mixava funk com rock em Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo), mas, ao falar com o produtor cultural Renato Barreiros, começou então o funClassic.

"Esse projeto mostra que funk não é só violência, só coisa ruim", afirma Barreiros, que coordena o grupo.

"Nós pesquisamos bastante para tentar achar batidas que combinem, não é pegar qualquer música e colocar junto", diz Maguinho.

Tem até um produtor lituano no grupo, que criou a música "Bach Goes Baile Funk" (Bach vai ao baile funk).

Algumas músicas mixadas pelo grupo podem ser ouvidas no blog que eles criaram (funclassic.wordpress.com). Há também tangos misturados com músicas clássicas.

FUNCLASSIC
QUANDO hoje, às 20h
ONDE Hole Club (rua Augusta, 2.203, Jardins, tel. 0/xx/11/3061-2699)
QUANTO R$ 20

Zanone Fraissat - 20.ago.11/Folhapress
O acordeonista Danilo Dunas na inauguração do projeto FunClassic, idealizado por DJs e produtores da periferia
O acordeonista Danilo Dunas na inauguração do projeto FunClassic, idealizado por DJs e produtores da periferia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página