Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2011 - 09h00

Ex-modelo faz filme-tributo sobre Jean-Paul Gaultier

Publicidade

JOÃO PAULO GONDIM
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

"Jean-Paul Gaultier, Quebrando as Regras" é fruto de uma longa amizade.

Filha de imigrantes argelinos, a ex-modelo Farida Khelfa, 48, quis fazer, em sua primeira incursão cinematográfica, uma homenagem ao estilista que a iniciou nas passarelas, em 1978.

"Jean-Paul é um revolucionário. Ele pôs trajes de baixo por cima das roupas, vestiu saia nos homens. É o estilista da diversidade", diz Farida, apontando o amigo, sentado no café de um hotel de Copacabana, onde ambos estão hospedados para o Festival do Rio.

Quinze minutos depois, é a vez de Gaultier, 59, retribuir os elogios. "Fiquei impressionado quando a conheci. Farida era linda. Sua atitude e seu modo de agir eram especiais, diferente do das outras pessoas com quem eu então trabalhava", diz Gaultier.

Divulgação
Jean-Paul Gaultier em cena do documentário dirigido pela ex-modelo Farida Khelfa
Jean-Paul Gaultier em cena do documentário dirigido pela ex-modelo Farida Khelfa

A relação entre os dois levou o estilista a aceitar, de imediato, a proposta que recebeu de Farida.

"Ela me mandou uma mensagem: 'Posso fazer um retrato seu?'. Eu nem sabia o que ela queria fazer, mas, como tenho confiança nela, topei. Depois, percebi que era um filme. Fiquei honrado", diz o francês, que desenhou figurinos de filmes de Pedro Almodóvar, Peter Greenaway e Luc Besson.

"Se eu não fosse estilista, gostaria de ser um rockstar ou um cineasta", afirma.

De acordo com o francês, foi fácil participar das filmagens com alguém íntimo: "Eu fiquei muito relaxado ao falar de mim". A diretora diz que sua intenção era revelar um Gaultier desconhecido, que não se mostrara em entrevistas anteriores.

Mas a obra de Farida não faz jus ao seu título. Produzido em 2007, o filme é basicamente um longo depoimento biográfico da personagem-título, recheado com imagens de arquivo, além de um prólogo com os preparativos de um desfile de Gaultier.

O documentário é apenas um episódio de uma série de TV francesa que fala de figuras ilustres do país.

Duas sequências tentam quebrar a monotonia: em diferentes momentos, Dita von Teese e Carla Bruni, amigas do estilista, entabulam com ele conversas sobre teatro de revista e Aids.

No entanto, a maneira como o papo é decupado -uma sucessão de campo e contracampo- retira a naturalidade das cenas.

JEAN-PAUL GAULTIER, QUEBRANDO AS REGRAS
DIREÇÃO Farida Khelfa
PRODUÇÃO França, 2007
QUANDO terça (11), às 15h50 e às 22h20, na Estação Vivo Gávea; dia 14/10, às 18h e às 20h, no Oi Futuro em Ipanema; dia 20/10, às 18h e às 20h, no Oi Futuro em Ipanema
CLASSIFICAÇÃO 10 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página