Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2011 - 15h57

Osesp se apresenta no Teatro Municipal e inicia turnê

Publicidade

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Osesp emigra da Sala São Paulo e se apresenta nesta sexta e sábado no Teatro Municipal. E, na segunda-feira, começa, pelo Rio, sua terceira turnê brasileira que a levará a sete capitais.

A orquestra estará sob a regência de seu titular, Yan Pascal Tortelier. Em todos os concertos, o solista será o violinista alemão Augustin Hadelich, que aos 27 anos acumula prêmios importantes e já gravou quatro CDs. Hadelich se apresenta com um Stradivarius de 1723.

Tanto esta semana no Municipal quanto nos concertos fora de São Paulo, o programa inclui duas peças do compositor alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847), a abertura de "Sonho de uma Noite de Verão", op. 21, e o "Concerto para Violino em Mi Menor", op. 64.
O programa termina com cenas de "Romeu e Julieta", música para balé de Sergei Prokofiev (1891-1953), selecionadas pelo maestro Tortelier. É um repertório bastante conhecido e amplamente palatável.

Nos dois concertos gratuitos, em Salvador e Curitiba, a Osesp se apresentará sem solista e, em lugar do concerto de Mendelssohn, fará a "Suite Popular Brasileira", de Edu Lobo, uma encomenda da orquestra estreada no mês passado.

As três récitas da orquestra no Municipal foram acertadas no ano passado como uma troca de gentilezas. A Osesp participa da programação dos 100 anos do teatro e, como contrapartida, recebeu um dos coros do Municipal para a recente produção da "Sinfonia nº 8", de Gustav Mahler.

Além do Municipal do Rio, no dia 31, estão programadas as seguintes apresentações: terça, 1º de novembro, no Teatro Castro Alves, de Salvador e no dia seguinte, às 17h, concerto ao ar livre na concha acústica do mesmo teatro; quinta, dia 3, no Teatro Tobias Barreto, de Aracaju; sexta, dia 4, no Teatro Luiz Mendonça, de Recife; domingo, dia 6, no Teatro Nacional, de Brasília; segunda-feira, dia 7, no Teatro Rio Vermelho, de Goiânia; e, por fim, em Curitiba, dias 9, no Teatro Guaíra, e no mesmo local, no dia seguinte, concerto gratuito para estudantes de escolas convidadas.

A orquestra retoma sua temporada na Sala São Paulo no dia 17 de novembro, regida por Thomas Adès e, como solista, o violinista Anthony Marwood.

A primeira turnê brasileira da Osesp foi em 2004, por 14 capitais, e a segunda, em 2008, por 12 cidades --Olinda foi a única não capital de Estado. Nas duas oportunidades a orquestra tinha a regência de John Neschling.

OSESP NO MUNICIPAL
QUANDO hoje, às 21h; sábado, às 16h30
ONDE pça. Teatro Municipal, pça. Ramos de Azevedo, s/nº, República, centro.Tel.: 0/xx/11/8527-1088
QUANTO de R$ 71 a R$ 135
CLASSIFICAÇÃO 8 anos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página