Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2012 - 16h30

Seca reduz em 11% safra de grãos no Paraná

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

A estiagem que atinge a região Sul do país reduziu em 11% a safra de soja, milho e feijão do Paraná, que é o segundo maior produtor de grãos do país.

De acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado, as perdas devem provocar o aumento do valor dos grãos no médio prazo, o que também afeta o preço de outros produtos para o consumidor, como leite e carne (os grãos, especialmente o milho, são utilizados para a ração dos animais).

A quebra na safra, divulgada nesta quinta-feira (5) e também registrada em outros Estados do Sul, pode aumentar caso a seca persista. A previsão é que as chuvas continuem irregulares na região durante o verão.

Segundo o governo do Paraná, a maior perda foi registrada nas lavouras de milho, do qual o Estado é o principal produtor nacional. A quebra foi de 1,05 milhão de toneladas, ou 14% do total.

Na soja, a produção foi reduzida em 10%, ou seja, 1,4 milhão de toneladas a menos.

Santa Catarina e Rio Grande do Sul também registraram perdas: no Rio Grande do Sul, a estimativa é que metade da produção de milho seja perdida devido à falta de chuvas nos últimos meses. No oeste de Santa Catarina, a quebra na colheita de milho é estimada em 20%.

No Paraná, o prejuízo estimado até agora para os produtores é de R$ 1,5 bilhão. Somados, os prejuízos na região Sul já ultrapassam R$ 2,5 bilhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página