Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2012 - 13h17

ANP agora quer melhorar biodiesel

Publicidade

DENISE LUNA
DO RIO

Depois de novas regulamentações para a qualidade dos derivados de petróleo e do etanol, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) abriu consulta pública nesta segunda-feira para melhorar o desempenho do biocombustível e as emissões no seu uso final.

Desde 1º de janeiro de 2010, todo diesel comercializado no país tem que necessariamente ter uma mistura de 5% de biodiesel. A ANP também autoriza, em alguns casos, o uso do biodiesel puro.

A consulta pública vai de hoje até 8 de fevereiro, no site da agência, e visa formular uma proposta de revisão da regulamentação da especificação do biodiesel. Em seguida, será realizada uma audiência pública para receber as sugestões da indústria.

"Com o novo regulamento, a ANP se propõe a contemplar o maior número possível de matérias-primas e processos, bem como a estimular a concorrência entre os produtores, buscando o alinhamento com parâmetros internacionais sempre que possível, com vistas a alcançar a harmonização internacional", disse a ANP em nota.

Atualmente existem 64 plantas produtoras de biodiesel autorizadas pela ANP para operação no país, correspondendo a uma capacidade total de 17.827,95 metros cúbicos por dia.

Existem ainda 10 novas plantas de biodiesel autorizadas para construção e 8 em vias de expansão, que vão adicionar mais 4.727,79 metros cúbicos por dia à produção do país.

A matéria prima utilizada é predominantemente a soja (71,7%), seguida da gordura bovina (17,3%) e do algodão (6,3%).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página