Publicidade
Publicidade
Aumenta adesão à cobrança na internet
Publicidade
NELSON DE SÁ
ARTICULISTA DA FOLHA
O "Los Angeles Times" ergueu nesta semana seu "paywall" (muro de pagamento), sistema de cobrança do acesso ao site do jornal, e evidenciou uma corrida ao novo modelo de negócios na imprensa americana. Dias antes, a rede Gannett divulgou que adotará "paywall" em seus 80 jornais, com a exceção do "USA Today".
Uma das razões para a aceleração da mudança, o "bicho-papão", segundo o analista Ken Doctor, autor de "Newsonomics", é a evidência de que o aumento na publicidade on-line não repõe a queda na propaganda. O "paywall" é visto como alternativa para recuperar parte da receita.
A corrida começou ainda em 2011, quando o "New York Times" passou a divulgar os resultados de seu "paywall", que completa um ano no final deste mês. O jornal manteve a audiência do site, apesar da cobrança, e conquistou até aqui 380 mil assinantes para o novo sistema.
Estão em teste na imprensa mundial, não só nos EUA, três modelos alternativos. Um inteiramente fechado, adotado pelo "Times" de Londres em 2010. Outro inteiramente aberto, mantido pelo londrino "Guardian" e pelo "Washington Post", mas ambos testando caminhos para rentabilizar o acesso livre -por exemplo, licenciando conteúdo para desenvolvedores, com divisão de eventuais lucros com publicidade.
Mas é o terceiro modelo, chamado de "poroso", que vem ganhando adeptos, como agora com "LAT" e Gannett e antes, no fim do ano passado, com "Chicago Sun-Times" e "Star Tribune".
Sua característica principal é permitir o acesso livre, para não assinantes, até um determinado número de páginas por mês. Nos casos de "NYT" e "Sun-Times", os internautas podem acessar 20 páginas. No "LAT", 15.
A empresa Press+, que cria sistemas de acesso pago para jornais, divulgou ontem que todos os seus 285 clientes optaram pelo "poroso". Mas ainda é cedo para proclamar o modelo "vencedor", diz Rosental Calmon Alves, do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.
A experiência do "NYT", avalia, "é um sucesso". Mas trata-se de um título hoje global, afirma Ken Doctor, e os resultados da estratégia para os jornais regionais dos EUA ainda não permitem uma conclusão.
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice