Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2012 - 12h08

Navio com minério sofre acidente no porto de São Luís (MA)

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

Um navio carregado com 280 mil toneladas de minério de ferro e 4.100 toneladas de óleo sofreu danos no casco ao sair do terminal da Ponta da Madeira, em São Luís, na madrugada de 6 de março, e aguarda reparos em um local a cerca de 70 km da costa.

Segundo a Capitania dos Portos do Maranhão, o navio Spring Sweet Brier, de bandeira do Panamá, encostou sua parte frontal direita no fundo canal de acesso ao porto, o que provocou rachaduras em um tanque localizado na proa do navio, que encheu de água.

O comandante Jair Santos, capitão dos portos, disse que o tanque é projetado justamente para absorver impactos como esse. Ainda segundo o comandante, a água foi bombeada, e o tanque, concretado.

A colisão, no entanto, provocou danos à estrutura do navio.

O navio está ancorado no mesmo local onde o navio Vale Beijing (com 361 metros e 260 mil ton. de minério), que sofreu rachaduras durante o carregamento de minério, ficou por cerca de três meses aguardando reparos antes de seguir viagem, no final de fevereiro.

Na próxima semana, técnicos iniciam o trabalho de reforço na estrutura do Spring Sweet Brier. Segundo a Capitania dos Portos, a expectativa é que o navio esteja consertado até o próximo dia 10 de abril.

Segundo o comandante Santos, o acidente com o navio não foi divulgado pois não há risco de vazamento nem de óleo combustível nem de minério de ferro.

A Capitania dos Portos abriu um inquérito administrativo para apurar as causas do acidente. Segundo o comandante, o navio tem 18 metros de calado (dimensão submersa) e 320 metros de comprimento.

O inquérito aberto para apurar as rachaduras no navio Vale Beijing não foi concluído. Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação chegou ontem ao porto Sohar, em Omã, onde irá descarregar da carga e seguir para reparos.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página