Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2012 - 19h32

Belo Monte espera definição de financiamento em 30 dias

Publicidade

REUTERS

A Norte Energia espera que o financiamento de longo prazo para usina hidrelétrica de Belo Monte tenha as condições definidas nos próximos 30 dias, disse nesta quarta-feira o presidente da empresa responsável pela obra, Carlos Nascimento.

Segundo ele, existem bancos privados interessados em participar do financiamento.

"Nós temos até o final do mês de agosto e início de setembro para ter o desembolso", disse Nascimento a jornalistas após palestra no evento da Business News America.

O executivo não quis mencionar os valores de financiamento que estão sendo discutidos para a obra, mas informou que avaliação das condições está sendo feita ao mesmo tempo em que o consórcio também discute com os bancos privados.

A usina hidrelétrica Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu (PA), tem um investimento total estimado em R$ 25,6 bilhões, sendo que o capital social dos acionistas é de R$ 6 bilhões, segundo Nascimento.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) pode financiar até 80% dos itens financiáveis do empreendimento. "De um montante "xis" estabelecido, tem a parte indireta e é nesse montante que os bancos privados entrariam", disse o executivo, que voltou a afirmar que Belo Monte será o maior financiamento já concedido na história do BNDES.

"Se por um acaso, tivermos um "delay" [atraso na liberação do financiamento], significa que os acionistas terão que fazer aportes", disse Nascimento.

A chefe do departamento de energia elétrica do BNDES, Márcia Leal, disse que é possível que a aprovação do financiamento da usina saia ainda nesse semestre. "A gente está em processo de análise. A gente está numa fase bem avançada", disse a jornalistas durante o mesmo evento.

Segundo Márcia Leal, algum atraso que possa ter ocorrido na construção de Belo Monte não afeta a avaliação do banco em relação à liberação de um financiamento. "Isso [atraso] rebate no retorno dos projetos, e não na capacidade de pagamento [do financiamento]", disse Márcia.

Carlos Nascimento, da Norte Energia, garantiu, no entanto, que a greve que atingiu a usina recentemente por 11 dias não afetou o prazo para que as primeiras turbinas da hidrelétrica entrem em operação em janeiro de 2015.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página