Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2012 - 16h51

Volvo irá suspender produção de caminhões por seis dias

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

A principal fábrica da Volvo no Brasil, localizada em Curitiba (PR), decidiu nesta quarta-feira (23) suspender a produção de caminhões por seis dias, entre maio e junho, para "adequar a produção à demanda atual do mercado".

A montadora sueca já havia anunciado nesta semana a intenção de congelar a produção. Ontem à noite, uma reunião selou os dias para a paralisação: 28 e 31 de maio e 1º, 4, 5 e 6 de junho.

A suspensão dos trabalhos vale apenas para a linha de caminhões, onde são produzidos cerca de cem veículos por dia.

A fábrica em Curitiba, principal unidade da empresa na América Latina, também fabrica ônibus, motores a diesel e caixas de câmbio --cuja produção continuará em andamento.

Dos 4.100 funcionários da montadora, cerca de 1.300 ficarão parados. A empresa usará o banco de horas dos trabalhadores para compensar os dias não trabalhados.

A paralisação também servirá para manutenções e readequações na linha de montagem.

CONTEXTO

A queda da demanda, à qual a Volvo se refere, deve-se principalmente à mudança do padrão de emissão de poluentes dos caminhões, instituída no início do ano.

Os caminhões Euro 5, que passaram a ser fabricados obrigatoriamente por todas as montadoras brasileiras em janeiro, são cerca de 15% mais caros do que os modelos anteriores, vendidos até o ano passado.

Isso fez com que boa parte das empresas adiantasse a compra de frotas para 2011, quando o preço dos veículos ainda era mais baixo.

Por causa disso, as encomendas de caminhões no país estão em queda: segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o comércio desse tipo de veículo caiu 9,9% nos primeiros quatro meses do ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página