Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2012 - 14h28

Residência e comércio elevam consumo de energia elétrica em abril

Publicidade

DENISE LUNA
DO RIO

O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 5,9% em abril em relação ao mesmo período do ano passado, segundo boletim da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgado nesta quinta-feira, com destaque para o desempenho das residências e estabelecimentos comercais. O consumo chegou a 38.161 gigawatt-horas (GWh).

O consumo do segmento comercial disparou 9% e o do residencial 7,3% em abril contra o mesmo mês do ano passado.

A indústria, que vem engatinhando desde o início do ano, ficou na lanterna do consumo de energia mais uma vez no mês passado, porém melhorou em relação aos primeiros meses do ano por conta de uma base menor de comparação.

Segundo dados da EPE, o consumo industrial subiu 2,3%, para 15.691 GWh, o maior consumo do setor desde outubro de 2011, quando consumiu 15.600 GWh.

"Contudo, esta expansão reflete muito mais a recuperação da produção industrial afetada pela interrupção do fornecimento de energia elétrica ocorrida no início do ano passado do que propriamente expansão adicional da produção local", disse a EPE no comunicado.

A EPE avalia que o tímido avanço do consumo na indústria reflete o ritmo moderado da produção industrial no Sudeste do país, responsável pela metade da produção nacional.
Já nas regiões Norte e Centro-Oeste, o crescimento da demanda está diretamente relacionado à maturação de projetos na área de mineração de cobre, no Pará, e no segmento de ferroligas, no Pará e em Goiás.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página