Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2012 - 20h28

Embraer vai produzir jatos executivos na China

Publicidade

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A Embraer ganhou o sinal verde do governo chinês para produzir jatos executivos na China, em parceria com a estatal chinesa Avic (Aviation Industry Corportation of China).

Os jatos Legacy 600 e 650 serão produzidos na fábrica Harbin Embraer, inaugurada em 2002 e originalmente programada para a fabricação de jatos regionais do modelo ERJ 145.

A fábrica, uma joint venture de Embraer com Avic, estava ociosa desde abril, aguardando a celebração de um novo acordo com o governo chinês.

Divulgação
O Legacy 600, da Embraer
O Legacy 600, da Embraer, que será fabricado na China

O acordo foi assinado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, como parte da programação da visita do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, à Conferência Rio+20.

O cliente inaugural da nova fase da fábrica chinesa será a empresa de leasing chinesa ICBC, que encomendou dez jatos Legacy 650 --cinco pedidos firmes e cinco opções de compra. As entregas estão programadas para começar no final do ano que vem.

"A cooperação na fabricação de jatos executivos, dando continuidade ao que as duas partes já realizaram por meio da joint venture, atende aos objetivos de desenvolvimento estratégico de ambos os parceiros. Esta é, sem dúvida, uma cooperação internacional estratégica onde todos ganham", disse em nota o presidente da Embraer, Frederico Curado.

"A Avic aproveitará a oportunidade para desenvolver uma plataforma de fabricação de jatos executivos que possa atender à demanda dos mercados chinês e mundial e, em última análise, ajudar a colocar o setor de aviação executiva da China em um novo patamar", disse Tan Ruisong, presidente da Aviation Industry Corporation of China, no mesmo comunicado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página