Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2012 - 16h57

IBGE diz que divulgações desta semana não serão afetadas pela greve

Publicidade

DO RIO

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta segunda-feira que as pesquisas com divulgação prevista para esta semana não serão afetadas pela greve dos servidores.

Na terça, o instituto divulga o Índice de Preços ao Produtor --Indústrias de Transformação, e na quarta, a Pesquisa Industrial Mensal --Produção Física - Brasil, ambos referentes a junho.

Na semana passada, a greve dos servidores, que já dura cerca de 40 dias, prejudicou a divulgação de um dos principais indicadores do mercado de trabalho, a Pesquisa Mensal de Emprego.

Sem obter informações da região metropolitana do Rio, o instituto não pôde calcular a taxa nacional de desemprego e restringiu a divulgação aos dados das outras cinco regiões da pesquisa -- São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Na ocasião, o presidente em exercício do IBGE, Nuno Bittencourt, não deu garantia de que outras pesquisas não seriam prejudicadas pela paralisação. "Sinceramente, espero que a greve acabe", disse.

Os servidores do instituto reivindicam reajuste imediato de 22% e o fim dos temporários. Hoje, o IBGE tem 6.600 trabalhadores efetivos e 4.100 temporários. Para o sindicato, 60% dos efetivos estão em greve no país. Segundo o IBGE, só 30% aderiram à greve.

Nesta terça, a categoria participa de manifestações em diversas cidades brasileiras em conjunto com servidores de outros órgãos federais em greve. Além de dar visibilidade para suas demandas, eles protestam também contra o corte de ponto determinado pelo Ministério do Planejamento, ao qual o IBGE é vinculado.

No Rio, a manifestação está marcada para 10h da manhã, em frente à igreja da Candelária, no centro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página