Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2012 - 09h43

Crédito ao consumidor deve crescer com mais força só em 2013, diz Serasa

Publicidade

DE SÃO PAULO

Apesar de a economia brasileira começar a dar sinais de aquecimento, o crédito ao consumidor e às empresas deve avançar apenas em ritmo moderado no segundo semestre.

Segundo a Serasa Experian, o indicador de perspectiva do crédito ao consumidor da consultoria recuou 0,1% em junho deste ano e atingiu o patamar de 98,6.

Para economistas da empresa, maior seletividade e rigor na análise e aprovação de crédito por parte das instituições financeiras e a necessidade do consumidor em equacionar suas finanças devido ao aumento dos níveis de inadimplência vão impedir uma recuperação mais acentuada das concessões de crédito no segundo semestre.

O indicador de perspectiva do crédito às empresas também recuou 0,1% no mês retrasado, mas atingiu o patamar de 100,0.

A Serasa diz que a proximidade do indicador ao nível 100 é um sinal de que o crédito às empresas deve continuar evoluindo gradualmente ao longo dos próximos meses com o crescimento da economia --mas tal cenário pode não se concretizar caso haja agravamento da situação financeira internacional.

A consultoria diz que, pela metodologia de construção dos índices, eles possibilitam antever os movimentos da concessão de crédito com seis meses de antecedência. Por esse motivo, a perspectiva de crescimento mais vigoroso do crédito ficará para o ano que vem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página