Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2012 - 10h56

Usuários de smartphones sofrem mais com quedas de ligações e spam

Publicidade

DE SÃO PAULO

Pesquisa feita pela consultoria Pew Research aponta que usuários de smartphones enfrentam mais problemas do que os donos de celulares comuns, como queda de ligações e marketing não solicitado.

De acordo com o estudo, feita no mês de abril nos Estados Unidos, semanalmente 35% dos usuários de smartphones sofrem pelo menos uma queda de ligação. O índice para celulares comuns é menor, de 28%.

Mathew Staver/The New York Times
Usuário de smartphone usa aplicativo nos EUA; maioria enfrenta problemas frequentes
Usuário de smartphone usa aplicativo nos EUA; donos desses aparelhos enfrentam mais problemas

Eles também recebem mais ligações oferecendo produtos (26%, ante 23% no caso dos celulares comuns) e spam (29%, nove pontos percentuais a mais que os usuários de celulares comuns).

Também há um maior índice de reclamações dentre os usuários de smartphones em relação à velocidade de download. Metade deles relatam que enfrentam períodos de baixa velocidade, ante 31% dos usuários de outros celulares.

A pesquisa também apontou que 79% dos usuários enviam mensagens de texto, sendo que cerca de 70% deles recebem spam ocasionalmente.

Nos EUA, é ilegal tanto fazer marketing quando se usa uma máquina que faz ligações aleatórias para números existentes, assim como usar mensagens gravadas para divulgar um produto ou serviço.

No caso de textos não solicitados, as empresas do país não podem enviar spam ou oferecer produtos via telefone se o dono da linha estiver estiver inscrito no registro nacional "Do Not Call" (Não Me Ligue, na tradução literal).

BAIXA VELOCIDADE

Mais da metade dos donos de celulares (55%) usam os aparelhos para navegar na internet, trocar emails e baixar aplicativos, mas a grande maioria (77%) reclama da qualidade do serviço, relatando que frequentemente enfrentam baixas velocidades de conexão.

DIFERENÇAS ÉTNICAS

A pesquisa também apontou que negros e hispânicos relatam mais dificuldades com os celulares do que usuários brancos.

Segundo o estudo, isso ocorreria porque as duas minorias usarem mais o celular como principal ou única forma de fazer ligações e acessar a internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página