Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2012 - 11h45

Confiança do consumidor tem 2ª alta consecutiva em agosto, diz CNI

Publicidade

DE SÃO PAULO

O índice de confiança do consumidor brasileiro na economia apresentou em agosto a segunda alta consecutiva, com elevação de 0,4% ante julho e de 1,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, divulgou nesta quinta-feira a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

De acordo com a pesquisa, os três componentes do índice que puxaram a confiança para cima em agosto foram os relativos à situação financeira, às compras de bens de maior valor e às expectativas quanto ao desemprego.

Segundo a CNI, o destaque positivo foi a situação financeira, que melhorou 2,1% em relação a julho e 1,9% em relação a agosto do ano passado.

No caso do indicador sobre o desemprego, houve alta de 1,3% em relação ao mês passado. Apesar disso, o indicador ainda está 1,3% abaixo do verificado em igual mês de 2011.

"Em junho, quando começaram a sair notícias de que a economia não ia tão bem, esse componente caiu muito (de 135,2 em maio para 124,6 em junho). Agora, na ausência de outras notícias ruins, é o terceiro mês seguido de recuperação", afirma o economista da CNI, Marcelo Azevedo.

O item relativo a compras de bens de maior valor também teve variação positiva, sendo a alta em agosto ante julho de 1,6%.

"Foi uma recuperação importante em um indicador que não costuma variar tanto. Talvez as informações de renovação dos incentivos à economia, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns setores. tenha influenciado a disposição do consumidor para as compras", analisa Azevedo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página