Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2012 - 14h48

Governo recorre ao Exército para transportar milho ao Sul e ao Nordeste

Publicidade

DA REUTERS

A falta de caminhões para transportar milho às regiões com que necessitam do cereal fez com que o governo recorresse ao Exército para tentar aliviar a situação, disse nesta terça-feira (4) o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura).

Há deficit na oferta de milho nos Estados das regiões Sul e Nordeste. Segundo Ribeiro, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) tem encontrado dificuldade para transportar o cereal dos estoques públicos para as regiões com problema de abastecimento.

"Pedi ao presidente da Conab e à diretoria que empenhassem todos os esforços, inclusive recorrendo ao próprio Exército, para auxiliar no deslocamento do milho do Mato Grosso para os Estados do Nordeste e do Sul", disse Ribeiro, sem detalhar a participação do Exército no escoamento do produto.

Portarias interministeriais já autorizaram a remoção de 400 mil toneladas de milho para atendimento a pequenos criadores.

"A Conab está tratando disso, estamos tentando resolver o mais rápido possível", disse o ministro da Agricultura. "O transporte é extremamente difícil. Com a greve dos caminhões tudo dificultou, mas também não é desculpa para demorar tanto a ter solução".

SAFRA 2011/2012 RECORDE

A greve de caminhoneiros no fim de julho afetou o transporte do produto no momento em que a demanda por transporte é grande, pois o Brasil tenta escoar uma produção recorde do cereal.

Embora a safra 2011/12 de milho possa chegar a mais de 70 milhões de toneladas, algumas áreas do país não são produtoras ou sofreram os efeitos de uma estiagem severa no início do ano --caso do Rio Grande do Sul.

A situação revela os problemas de infraestrutura e de logística no país, principalmente devido à grande demanda externa e à safra acima da expectativa.

ABASTECIMENTO DA SOJA

Mendes Ribeiro disse ter garantias da indústria de soja de que não faltará o produto para o abastecimento do mercado interno na entressafra neste ano, após grandes volumes terem sido exportados. "A indústria me garantiu que não faltará", disse.

Ele reafirmou que o Brasil terá safra recorde em 2011/12, e disse que há sinais de novo recorde também no próximo ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página