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20/09/2012 - 19h22

Bancários fecham quase 40% das agências no 3º dia de greve, diz sindicato

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TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

Quase 40% das agências bancárias fecharam nesta quinta-feira devido à greve dos trabalhadores, segundo balanço da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

De acordo com os sindicalistas, as paralisações atingiram 8.527 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 estados e Distrito Federal no terceiro dia de greve.

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No primeiro dia, 5.132 agências (23,6% do total) foram fechadas e no segundo dia as paralisações alcançaram 7.324 agências (33,7% do total), segundo os sindicalistas.

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não divulga seu balanço. Ainda não há previsão de quando as negociações serão retomadas.

O comando nacional de greve se reunirá nesta sexta-feira, a partir das 14h, em São Paulo para avaliar o movimento.

Os bancários reivindicam reajuste de 10,25% (5% de aumento real), além de piso salarial de R$ 2.416,38, participação de lucros de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, elevação para R$ 622 os valores do auxílio-refeição, entre outros pedidos.

Os bancos ofereceram reajuste linear de 6% (0,58% acima da inflação).

Os bancários participaram também de manifestação da CUT na avenida Paulista (zona central) junto com trabalhadores dos Correios, metalúrgicos, químicos e outras categorias em campanha salarial no segundo semestre. Eles pedem aumento acima da inflação nos salários.

Com a paralisação, a Febraban orienta os clientes a procurar um canal alternativo para realizar os serviços durante o período de greve.

Segundo a entidade, o consumidor deve ver se há a disponibilidade de fazer as operações por meio de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking (banco no celular), telefone e correspondentes bancários --casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

VEJA ONDE REALIZAR CADA TIPO DE SERVIÇO DURANTE A GREVE

Operação bancária Caixa Eletrônico Banco 24 Horas Internet APP Celular Telefone Correspondente Bancário Débito Direto Autorizado Débito Automático
Pagamentos X X X X X X X X
Saques Conta Corrente/Poupança X X
Consulta a Saldo/Extrato X X X X X
Depósitos X X
Transferência X X X X X
Contratações X X X X X
Recebimento de benefícios X X
Talões de cheque X X X
Bloqueio/Desbloqueio de Cartões X X X X
Investimentos X X X X
Recarga de Celular X X X X X

SAQUES

Caso o cliente queira fazer saques acima de R$ 1.000 --o máximo permitido por dia em caixas eletrônicos--, poderá fazer transferências por meio de DOC (o documento de crédito) ou TED (transferência eletrônica disponível) nas próprias máquinas, pela internet, pelo telefone e até mesmo no aplicativo do banco pelo celular.

Por meio dessas operações, é possível realizar transferências envolvendo dois bancos distintos.

Segundo o Procon-SP, nesses casos pode haver ainda atendimento emergencial nas agências ou o banco pode aumentar o limite de saque nos próprios caixas eletrônicos.

Se o cliente tiver algum prejuízo em virtude de não conseguir sacar o valor que precisa, poderá acionar o banco posteriormente, já que a entidade é a responsável pelos danos causados em função da interrupção dos serviços.

Caso o consumidor solicite uma alternativa de pagamento e as empresas não a disponibilizem, ele deve documentar a tentativa frustrada de quitar o débito, podendo registrar uma reclamação junto ao Procon.

De acordo com a entidade, o consumidor não pode ser prejudicado por problemas decorrentes da greve, uma vez que a responsabilidade do banco pelos prejuízos causados aos consumidores decorre do risco de sua atividade e não pode, a pretexto de greve, ser repassado ao consumidor.

PIS, FGTS E SEGURO-DESEMPREGO

A Caixa Econômica Federal diz que disponibilizará toda a sua rede de agências, casas lotéricas, postos de atendimento bancário, terminais de atendimento eletrônico e correspondentes bancários para garantir o atendimento durante a greve.

No caso de saque de seguro-desemprego, PIS e FGTS, o trabalhador poderá fazer as operações em um casa lotérica ou em um correspondente bancário.

Em caso de novos pedidos, a trabalhador terá que procurar uma agência aberta ou, caso não encontre, deverá entrar em contato com a Caixa para buscar uma forma alternativa.

ATENDIMENTO EM LOTÉRICAS

O atendimento nas lotéricas é feito das 8h às 18h, exceto nas localizadas em estabelecimentos como shoppings e supermercados, que costumam ficar abertas até as 19h ou até o horário estipulado pelo regulamento interno dos locais.

Boletos bancários da Caixa Econômica Federal podem ser pagos em qualquer dia do mês. Já as contas emitidas por outros bancos só são aceitas pelos atendentes das lotéricas se estiverem dentro do prazo de vencimento e se não ultrapassarem valores maiores do que R$ 700.

 

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