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Vinícolas apostam em Carnaval de SP para popularizar bebida
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GIOVANA PERINE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FLORIANÓPOLIS
Produtores de vinho querem aproveitar que a bebida será tema da escola de samba Vai-Vai no Carnaval de 2013 para popularizar o consumo no país.
As iniciativas incluem vendas no sambódromo e uma rede de franquias chamada Vinhos do Brasil.
As primeiras lojas, com rótulos das regiões produtoras do país, serão abertas no início de 2012 em São Paulo e no Rio, segundo Diego Bertolini, gerente de marketing do Instituto Brasileiro do Vinho.
O objetivo da rede de franquias é amenizar um dos grandes gargalos do setor: a distribuição. Com ela, os produtores esperam criar um sistema de logística para viabilizar o transporte conjunto de diferentes marcas.
"Cerca de 90% das vinícolas são de pequeno porte e não é viável para elas transportar poucas caixas para um restaurante no outro canto do país", diz Bertolini.
Com o tema "Sangue da Terra, Videira da Vida, um Brinde de Amor em Plena Avenida", a Vai-Vai contará a história dos imigrantes e do vinho no Brasil. "Sendo um bairro de imigrantes italianos [Bixiga], a comunidade, que já consome bastante vinho, adorou", diz o diretor de harmonia Fernando Penteado.
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