Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2012 - 11h08

Produção industrial cai em 12 de 14 regiões em setembro, diz IBGE

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

Após três meses consecutivos de resultados positivos, a indústria voltou, em setembro, a recuar com força, o que levou à uma retração generalizada do setor nas diversas regiões do país.

Em setembro de 2012, já descontadas as influências sazonais, a produção industrial caiu em 12 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE. Os destaques negativos foram registrados por Goiás (-2,9%), Rio de Janeiro (-2,7%), Paraná (-2,6%) e Santa Catarina (-2,2%), Espírito Santo (-1,9%), Ceará (-1,6%), Minas Gerais (-1,4%), Amazonas (-1,3%) e São Paulo (-1,2%).

Em todas essas áreas o recuo superou a queda média nacional (-1,0%). Também registraram perdas, ainda que menos intensas, os Estados de Pernambuco (-0,7%), Rio Grande do Sul (-0,4%) e Bahia (-0,1%). O Pará foi o único Estado com taxa positiva, variou 2,6% de agosto para setembro. Na Região Nordeste, o índice ficou estável.

De um lado, os Estados mais afetados estão ligados à produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens duráveis (veículos e eletrodomésticos), que sofreram uma antecipação de consumo e produção em agosto ante a perspectiva não confirmada do fim do IPI reduzido.

O IBGE ressalta ainda que o setembro deste ano teve dois dias úteis a menos do que a média histórica do mês, o que também afetou o desempenho, mesmo no indicador com ajuste sazonal. Ainda assim, diz o IBGE, o quadro seria de qualquer forma de retração da indústria em setembro.

Na comparação com setembro de 2011, 12 dos 14 locais pesquisados também apontaram redução na produção. A maior queda ficou com Espírito Santo (-11,9%), pressionado em grande parte pelo comportamento negativo na produção dos setores de metalurgia básica, extrativo e de alimentos e bebidas. Diante da crise, a Vale paralisou usinas de pelotização (que agregam em bolinhas minério do tipo fino) no Estado.

Outras quedas de destaque ficaram com Paraná (-8,9%), Santa Catarina (-8,3%), Ceará (-8,2%) e Rio de Janeiro (-7,7%). As duas taxas positivas foram registradas por Minas Gerais (4,5%) e Bahia (2,8%).

No indicador acumulado para o período janeiro-setembro de 2012, a redução na produção atingiu a maior parte (nove) dos 14 locais pesquisados, com destaque para Amazonas (-7,0%), Espírito Santo (-6,8%), Rio de Janeiro (-6,6%) e São Paulo (-5,2%) que apontaram quedas acima da média nacional (-3,5%). Por outro lado, Goiás (3,6%), Pernambuco (2,9%), Bahia (2,5%), Região Nordeste (1,6%) e Minas Gerais (0,1%) assinalaram os resultados positivos no índice acumulado no ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página