Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2012 - 17h53

Com greve, distribuidoras de gás priorizam litoral de SP para garantir abastecimento

Publicidade

DE SÃO PAULO

As empresas devem priorizar a distribuição de gás na região litorânea de São Paulo. Segundo Maria Antonieta Belina, presidente do Sindminérios (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo de São José dos Campos), o abastecimento das praias paulistas não deve ser afetado neste feriado.

Responsáveis por abastecer o litoral norte de São Paulo, os trabalhadores do setor de gás da região de São José dos Campos continuam em greve. Por determinação judicial, no entanto, são obrigados a cumprir uma meta de 40% da produção. Nesta sexta-feira (16), haverá uma assembleia às 8h que pode acabar com a paralisação.

Pode faltar gás no litoral norte de SP durante o feriadão por greve

Trabalhadores de Santos, São Paulo e a região do ABC já encerraram a greve, depois da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que determinou ajuste de 6% no salário, aumento de 7,93% no piso e mais 10% de acréscimo no pagamento de motoristas. Além disso, foi definida a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 200%. As três regiões permanecem em estado de greve, ou seja, podem chamar novas assembleias e decretar paralisação.

Ao retornar da greve, os funcionários estão produzindo com 100% da capacidade, explica Belina. Quando a demanda for normalizada, eles devem retomar o patamar de 70%.

A sindicalista afirma que a distribuição da Ultragaz, uma das maiores do setor, ainda está paralisada. O julgamento das ações trabalhistas da empresa foi adiado para o dia 28.

A empresa está com abastecimento reduzido, segundo alguns fornecedores. Em Juquehy, praia próxima a São Sebastião, a loja da Ultragaz informou estar atuando abaixo do normal e nem sempre tem o produto para oferecer para o cliente.

Sonia Fernandes, proprietária de um restaurante em Ilhabela (litoral norte), que costuma comprar na Ultragaz, teve que buscar outro fornecedor de gás para suprir a necessidade do estabelecimento. A distribuidora da empresa na cidade informou à cliente que estava sem o produto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página