Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2012 - 18h47

Presidente do BNDES recebe título de personalidade do ano

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, foi nomeado pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos como o vencedor brasileiro do prêmio "personalidade do ano".

O representante americano ainda não foi anunciado pelo comitê que organiza a cerimônia. O jantar anual da premiação será em 16 de maio de 2013, no hotel Waldorf Astoria, em Nova York.

Segundo a câmara, serão convidados 800 líderes financeiros, de negócios internacionais e de comunidades diplomáticas para homenagear os vencedores.

A Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos escolhe, desde 1970, dois líderes que ajudam a "estreitar os laços" entre os dois países.

Já receberam a honraria André Esteves, do BTG Pactual (2012), Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central do Brasil (2010), Clifford Sobel, ex-embaixador dos Estados Unidos no Brasil (2009), David Neeleman, fundador da companhia aérea americana JetBlue e da brasileira Azul (2004) e Henry Kissinger, secretário americano de Estado dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford (1997).

Luciano Coutinho é Ph.D. em economia pela Universidade de Cornell, nos EUA, e professor convidado da Unicamp. O presidente do BNDES é destacado pela entidade, no anúncio da escolha do brasileiro, como "um especialista em economia industrial e internacional" que "tem escrito vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior".

A câmara ressalta o estudo sobre a competitividade da indústria brasileira coordenado por ele em 1994 e seu papel como secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia entre 1985 e 1988.

Até assumir a presidência do BNDES, Coutinho era sócio da LCA Consultores, especialista em defesa da concorrência e em comércio exterior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página