Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2012 - 13h43

Plano para reduzir conta de luz 'não é graça com chapéu alheio', diz Dilma

Publicidade

FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

Ao anunciar que vai usar recursos do Tesouro Nacional para bancar a redução média de 20,2% das contas de luz, a presidente Dilma Rousseff voltou a atacar as concessionárias de estados governados pelo PSDB que se recusam a aderir ao plano do governo.

"O que nós estamos fazendo é devolvendo aquilo que nos foi dado. Ninguém está fazendo graça com chapéu alheio", disse a presidente na tarde desta quinta-feira (6), durante lançamento do pacote para o setor portuário.

Dilma, que reiterou a promessa de reduzir em 28% as tarifas de energia para empresas e em 16% para famílias, afirmou que teve "não colaboradores nessa missão". Pelo segundo dia consecutivo, ela atacou as elétricas que resistem em renovar as concessões.

Segundo cálculos das companhias de energia de São Paulo, Minas Gerais, Paraná --governados pelo PSDB, principal adversário político do governo federal-- e Santa Catarina, a renovação das concessões pelas regras estabelecidas pelo governo trariam perdas de pelo menos R$ 8 bilhões.

Enfática, Dilma destacou que a "hora de prorrogar [as concessões] passou. A hora agora é de devolver. Nós vamos devolver", prometeu.

A presidente disse que o governo fará um imenso esforço e que o remanejamento de repasses para custear a redução das contas não será trivial. "Tivemos não-colaboradores nessa questão. Eles deixam em seu rastro uma falta de recursos. Essa falta de recursos será bancada pelo Tesouro do governo federal", reforçou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página