Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2013 - 16h20

Samsung, LG e mais 4 empresas são multadas por manipular preços na China

Publicidade

DA REUTERS

Samsung e LG Eletronics, além de quatro empresas taiwanesas, foram multadas em US$ 56 milhões (353 milhões de iuans) por terem supostamente manipulado os preços de painéis de cristal líquido (LCD) no mercado chinês, disse a agência de notícias estatal Xinhua nesta sexta-feira (4).

As companhias sul-coreanas e as taiwanesas Chi Mei Optoelectronics, AU Optronics, Chunghwa Picture Tubes e a HannStar Display são acusadas de manipularem o preço do produtos entre 2001 e 2006, segundo a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês).

A NDRC, uma agência de planejamento e reguladora de preços, iniciou a investigação após receber milhares de reclamações a partir de dezembro de 2006 sobre a suposta fraude nos preços.

Segundo a Xinhua, as companhias reconheceram terem mantido 53 reuniões durante os cinco anos para estabelecer os preços para produtos de LCD vendidos no país.

As empresas reembolsaram US$ 27,3 milhões (172 milhões de iuans) e concordaram em estender as garantias para seus painéis de LCD na China, de 18 para 36 meses, diz a agência estatal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página