Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2013 - 14h50

Vale usará supernavio em entrega de 1º carregamento para a ArcelorMittal

Publicidade

DO RIO

A Vale vai entregar seu primeiro carregamento de minério de ferro para a siderúrgica ArcelorMittal, usando o supernavio cargueiro Valemax. A entrega se dará no porto de Roterdã, na Holanda.

Batizada de Berge Jaya e afretado pela Vale, a embarcação está prevista para atracar nesta semana no terminal de granéis sólidos de Roterdã. Trata-se da segunda viagem do navio construído pelo estaleiro chinês Bohai sob encomenda da Vale.

O navio do tipo Valemax tem capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro. Como carrega um volume maior, o navio permite a redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada comparado a navios de outras categorias.

Embarcações desse tipo atracam em portos internacionais para atenderem a clientes como a siderúrgica italiana Ilva (porto de Taranto) e as alemãs Rogesa, ThyssenKrupp e HKM (Roterdã).

Além de Taranto e Roterdã, os navios Valemax atracam nos portos de Villanueva (Filipinas), Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além da Estação de Transferência de Minério em Subic Bay, nas Filipinas.

Atualmente, existem 23 navios do tipo Valemax em operação. Ao final de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas capazes de realizar o transporte de minério de ferro. Desses, 19 serão próprios e 16 afretados pela Vale em contratos de longo prazo.

Segundo a Vale, os navios Valemax são os mais indicados para transportarem minério de ferro, pois permitirem o menor movimento possível de carga. (PEDRO SOARES)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página