Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2013 - 10h56

Renault registra lucro em 2012 e ações sobem

Publicidade

DA FRANCE-PRESSE

A montadora francesa Renault informou nesta quinta-feira (14) sobre uma queda de 15,3% de seu lucro líquido em 2012, a 1,77 bilhão de euros (R$ 4,68 bilhões), quase a metade deste valor proveniente da venda de sua participação no grupo suíço AB Volvo.

Os resultados da Renault foram muito mais fortes do que os registrados pela PSA Peugeot Citroen, que informou na quarta-feira uma perda de 5 bilhões de euros em 2012, principalmente devido às baixas contábeis.

Presidente da Renault quer adiar recebimento do próprio salário para fechar acordos

O preço das ações da Renault deram um salto de 6,47% no início do pregão, a 45,98 euros, com os negociadores saudando seus lucros e com comentários positivos por parte da companhia sobre suas finanças neste ano.

O ganho de capital por sua participação na AB Volvo foi de 924 milhões de euros.

A Renault também foi impulsionada pelos resultados em suas empresas associadas, a Nissan do Japão e a Avtovaz da Rússia, bem como a Volvo. Essas contribuições totalizaram 1,5 bilhão de euros, o mesmo valor que em 2011.

As vendas caíram 3,2%, a 41 bilhões de euros.

A Renault informou que limpou suas dívidas e teve uma posição de caixa positiva no fim de 2012, de 1,49 bilhão de euros.

A Renault, que também vende sob as marcas Dacia e Samsung Motors, realiza cerca de metade de suas operações fora da França e é menos dependente do mercado europeu, em crise, em comparação com a Peugeot.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página