Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2013 - 19h11

Empresa demite 65% dos operários de hidrelétrica incendiada

Publicidade

DANIEL CARVALHO
DE SÃO PAULO

Cerca de 65% dos operários que trabalham na construção da usina hidrelétrica de Colíder, no norte de Mato Grosso, estão sendo demitidos.

A rescisão de 1.370 contratos ocorre depois que trabalhadores incendiaram veículos e instalações do canteiro de obras, na noite de segunda-feira da semana passada (11), durante o Carnaval.

Segundo a Copel, responsável pela usina, as demissões não são represália aos atos de vandalismo. A empresa diz que, como os alojamentos foram destruídos, não há como acomodar os trabalhadores.

De acordo com o Sintecomp (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada e Afins do Estado de Mato Grosso), dos 2.100 operários, somente os que moram na região, a cerca de 700 km de Cuiabá, serão mantidos.

A Copel informou que os trabalhadores devem ser recontratados quando as instalações depredadas forem reconstruídas --o que, segundo o sindicato dos operários, deve levar cinco meses.

Já foram rescindidos 697 contratos. Outros 673 rescisões estão em andamento e devem ser concluídas até o fim desta semana.

O INCÊNDIO

Trabalhadores atearam fogo em 16 ônibus, um alojamento e um refeitório. Eles também explodiram um caixa eletrônico contendo cerca de R$ 500 mil. Durante a ação, os operários renderam vigilantes e usaram dinamite do canteiro de obras para explodir o caixa eletrônico.

A Polícia Civil de Nova Canaã do Norte abriu inquérito para averiguar quem participou da depredação. Três pessoas foram presas em flagrante sob suspeita de envolvimento no roubo ao caixa eletrônico.

Segundo o advogado do Sintecomp, David da Silva Belido, cerca de 30 operários praticaram os atos de vandalismo. "Não sabemos o motivo. Não foi greve, não teve reivindicação", diz.

A USINA

A usina de Colíder fica no leito do rio Teles Pires. O empreendimento abrange quatro municípios da região (Nova Canaã do Norte, Itaúba, Colíder e Cláudia).

A previsão era concluir as obras da usina em dezembro de 2014. Não há previsão para retomada da construção.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página