Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2013 - 12h03

Internet não é barata, rápida, nem para todos, diz secretário

Publicidade

DE BRASÍLIA

"Não podemos falar que a internet é cara, lenta e que não é para todos, mas também não podemos dizer o contrário: que é barata, rápida e para todos", disse nesta quarta-feira (20) o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez.

O programa de banda larga popular possui hoje 1,8 milhão de assinaturas. Para atingir um número maior de clientes e ampliar a quantidade de investimentos e a possibilidade de firmar novos compromissos para melhorar a qualidade dos serviços, é preciso preciso superar atuais gargalos, afirmou Alvarez.

"A cobertura e o acesso não é o mesmo dentro de uma cidade conurbada. [para resolver] Isso ainda depende de investimento, de uma articulação entre o setor público e o privado, para enfrentar essa discrepância", afirmou Cezar.

Um estudo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), citado pelo secretário, indica em quais pontos há hoje maior concentração de mercado. As empresas e o governo, portanto, precisam trabalhar mais fortemente sobre esses pontos.

"Existe hoje competição entre as empresas, os combos [pacotes que oferecem preços mais baixos], mas quanto isso representa? Será [que alcança] 20% de uma cidade, 40% da renda? Temos que ampliar isso", defendeu.

Para Alvarez, o legado da Copa do Mundo e da Copa das Confederações servirá para melhorar essa realidade, uma vez que as cidades-sede receberão um legado permanente para nivelar a oferta dos serviços.

"Agora isso tem que chegar para baixa renda. Hoje, 8,5 milhões estão nessa situação. Desses, apenas 10% possuem um computador e 5% deles têm acesso a internet, sabe-se lá de qual qualidade", disse o secretário.

Cezar defendeu que será preciso oferecer incentivos, subsídios para solucionar os entraves de acesso à internet, mas não detalhou como isso será feito.

"Temos orientação da presidente Dilma e do ministro Paulo Bernardo [Comunicações] para dar ênfase a fase 2 do Projeto Nacional de Banda Larga", completou. (JULIA BORBA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página