Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2013 - 15h39

Índice de produção industrial avança em janeiro, diz CNI

Publicidade

DO VALOR

O índice de produção industrial, medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ficou em 48,6 pontos em janeiro, ante 41,2 pontos em dezembro do ano passado, de acordo com a pesquisa mensal "Sondagem Industrial" divulgada nesta sexta-feira.

A pesquisa da CNI foi feita com 1,81 mil empresas de todo o país entre os dias 1º e 18 de fevereiro.

O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 representam recuo de produção em relação ao mês anterior. Acima disso, indica expansão. Essa, portanto, foi a terceira queda consecutiva na produção. Em janeiro do ano passado, esse índice ficou em 45 pontos.

"Os recuos, contudo, foram menores que em dezembro ou janeiro de 2012", observa a entidade na Sondagem Industrial.

O indicador de nível de emprego na indústria ficou em 48,7 pontos em janeiro, ante 47,4 pontos em dezembro, também terceira queda consecutiva no índice.

O porcentual médio de utilização da capacidade instalada (UCI) ficou estável em 70% em janeiro, mesmo patamar do último mês do ano passado. Na comparação com janeiro de 2012, quando a taxa foi de 69%, houve, portanto, pequena expansão.

O índice de utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o UCI comum para o mês, ficou em 44,5 pontos, frente 42,2 pontos em dezembro. Ou seja, a ociosidade se reduziu um pouco no período, pois o índice se aproximou do nível usual (50 pontos).

REDUZINDO ESTOQUES

O índice de evolução de mercadorias estocadas ficou em 48,7 pontos, o que representa redução, já que o indicador está abaixo de 50 pontos. Em dezembro, esse indicador foi de 48,4 pontos, ou seja, houve recuo em relação ao mês anterior. Desde outubro, a indústria vem reduzindo a quantidade de mercadorias finais estocadas.

O nível de mercadorias guardadas se manteve próximo do nível desejado pelos empresários. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado ficou em 49,2 pontos, próximo da linha divisória dos 50 pontos. O índice em dezembro foi de 50,4 pontos, e de 49,5 pontos em novembro.

"O nível de estoques manteve-se próximo ao planejado pela indústria", diz a CNI na pesquisa. "As expectativas para os próximos seis meses se tornaram mais otimistas em fevereiro para a indústria geral, em especial no tocante à quantidade exportada", concluiu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página