Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2013 - 03h00

Vídeo: saiba como definir seu perfil de risco para aplicações em renda fixa

Publicidade

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

Assim como os demais tipos de investimento financeiro, as aplicações em renda fixa embutem risco, destaca o planejador financeiro pessoal Valter Police Jr., da Police Consultoria e certificado pelo IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), em entrevista em vídeo ao "Folhainvest".

Fazem parte desse segmento títulos do governo e de empresas, que podem ser comprados diretamente ou por meio de fundos de investimento.

Vídeo: saiba quais são os riscos de uma aplicação em renda fixa
Veja como a decisão sobre juros afeta seu investimento
Veja outros vídeos do "Folhainvest"

Antes de optar por uma aplicação desse tipo, no entanto, para evitar frustrações --já que renda fixa não sgnifica renda garantida--, o investidor deve avaliar quanto risco está disposto a correr.

"Primeiramente, o investidor deve avaliar o seu próprio perfil", diz Police. "Se ele vai se sentir arrasado se olhar o saldo de investimentos amanhã e verificar que está um pouco abaixo do que antes, certamente não tem perfil para arriscar muito", acrescenta.

Outro aspecto a ser analisado, afirma o especialista, é a meta do investimento. "Defina se, para atingir esse objetivo [como a compra de um carro ou uma viagem], você precisa de uma rentabilidade maior. Se isso não for necessário, você não precisa se arriscar."

Assista ao vídeo

Vídeo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página