Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2013 - 18h04

Novo ministro de Aviação diz que melhora no atendimento é prioridade

Publicidade

DO VALOR

O novo ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, afirmou durante sua posse que o "foco exclusivo" da sua gestão na pasta será a qualidade do atendimento ao consumidor.

"São 40 milhões de pessoas a consumir esses serviços e elas precisam de qualidade no atendimento", disse.

Moreira Franco foi empossado neste sábado como o novo titular da SAC, em substituição a Wagner Bittencourt, que volta ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo Moreira Franco, a melhoria prometida passa tanto pelas companhias aéreas quanto pelo atendimento nos aeroportos. "Hoje, a grande maioria dos brasileiros opta cada vez mais pelo transporte aéreo", afirmou.

Para essa melhoria, ele espera contar com "capital público e privado para mobilizar os esforços necessários".

101 MILHÕES
O número de passageiros transportados na aviação civil em 2012 superou a marca dos 100 milhões, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Ao todo, 101.354.228 usuários embarcaram em voos domésticos e internacionais (com origem no Brasil) no ano passado, alta de 9,48% ante 2011 (quando 92.574.975 passageiros foram transportados).

Os dados divulgados no começo de março consideram passageiros de aviação regular e não regular, pagos e gratuitos, contabilizados pelas companhias aéreas brasileiras e estrangeiras em todos os aeroportos do país (da rede da Infraero e dos administrados pela iniciativa privada e por prefeituras e governos estaduais).

Dos passageiros embarcados, 9,1 milhões voaram para o exterior e 92,2 milhões dentro do país. Comparados aos dados de 2011, 305 mil passageiros a mais embarcaram em voos internacionais e 8,5 milhões, em voos domésticos.

RECLAMAÇÕES

Segundo a Anac, apesar da alta no número de passageiros transportados, o de manifestações recebidas caiu 40%. Foram 14.724 manifestações --críticas, reclamações, dúvidas e elogios-- em 2012, o equivalente a uma manifestação para cada 6.883 passageiros ou 82 voos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página