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26/03/2013 - 19h39

Apadi e Sebrae-SP lançam guia gratuito para criação de loja virtual

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FILIPE OLIVEIRA
COLABORAÇÂO PARA A FOLHA

Para ajudar os pequenos empreendedores a iniciar seus negócios na rede, foi lançado um guia para a criação de lojas virtuais.

O material foi desenvolvido pela Apadi (Associação Paulista das Agências Digitais), em parceria com o Sebrae-SP.

A versão digital do Guia do E-commerce pode ser encontrada gratuitamente no site da Apadi.

Em cem páginas, o guia ensina como montar uma loja na internet de forma profissional em nove passos.

Entre as etapas, estão a escolha da plataforma (serviço de hospedagem e tecnologia para funcionamento da loja virtual), desenvolvimento de logística e de conteúdo.

Também inclui glossário, com termos técnicos do e-commerce.

De acordo com Thiago Sarraf, líder do comitê que criou o guia, muitas pessoas acreditam que basta colocar o site no ar, pagando uma mensalidade para empresa que oferece a plataforma, para se ter uma loja virtual.

Porém, diz Sarraf, este é o custo menor. Para colocar o site no ar é a etapa mais simples. O empreendedor que deseja iniciar um negócio na internet deve estar atento a outras questões, como marketing, logística e a maneira como irá receber pagamentos.

Segundo ele, para se desenvolver um e-commerce de maneira profissional, é necessário um investimento entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão no primeiro ano.

Para Cláudio Coelho, presidente da Apadi, o guia terá o papel de provocar a reflexão dos empreendedores antes de iniciar a loja virtual:

"Costumo brincar que o guia serve também para desencorajar o empresário (quando não está preparado) ou fazê-lo ter certeza de que está fazendo a coisa certa. Ao conhecer melhor este assunto, pode concluir que precisa se preparar por mais tempo".

 

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