Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2013 - 16h36

Refletindo fala de Dilma, taxas de juros futuros fecham em queda

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As taxas de juros futuros negociadas na BM&FBovespa fecharam em queda, depois que as apostas de elevação da taxa básica de juros nacional --a Selic-- foram reduzidas, com a fala da presidente Dilma Rousseff dizendo que "não acredita em políticas de combate à inflação que olhem a redução do crescimento econômico."

O contrato futuro de DI (Depósito Interfinanceiro) com vencimento em julho de 2013 fechou com taxa de 7,14%. O DI para janeiro de 2014 marcou 7,74%. O contrato com vencimento em janeiro de 2015 mostrou 8,45% e o contrato para janeiro de 2017 ficou em 9,28%.

Dilma diz ser contra políticas que reduzem crescimento para combater inflação

As taxas mostraram baixa desde a abertura, mas intensificaram o movimento logo após o discurso da presidente, que participa de um encontro dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em Durban, na África do Sul.

A maior parte do mercado acreditava que o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) poderia voltar a subir a Selic já em sua próxima reunião, em abril, pressionado pelo avanço da inflação no país.

No início desse mês, a autoridade manteve o juro básico da economia brasileira em 7,25% ao ano --menor patamar histórico.

Foi a terceira reunião seguida do Copom em que a taxa foi mantida. O último corte, de 7,5% para 7,25% ao ano ocorreu em outubro de 2012. Desde agosto de 2011, a Selic caiu 5,25 pontos percentuais, em dez reduções consecutivas.

Nesta manhã, a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) teve alta de 0,21% em março. O resultado, no entanto, mostra uma desaceleração frente a alta de 0,29% vista em fevereiro, o que contribuiu para a redução das taxas de juros futuros, assim como o pessimismo nas Bolsas externas.

(ANDERSON FIGO)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página