Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2010 - 11h44

Acordo de Suíça e EUA sobre caso UBS está perto de aprovação

Publicidade

DA REUTERS

Um acordo entre Suíça e Estados Unidos para pôr fim a uma disputa sobre impostos que teve como protagonista o UBS está perto de obter o aval completo do Congresso suíço, depois que o Senado deu apoio ao acerto nesta quinta-feira.

O acordo ainda precisa da aprovação da Câmara, que irá votar a matéria na semana que vem. As chances de sucesso aumentaram depois que o principal partido de direita da Suíça, o SVP, retirou suas objeções em maio.

"O voto do SVP será chave também na Câmara. Mas eu acredito que a maioria vai apoiar o acordo sobre o UBS", disse Fabio Abate, membro do partido liberal que é líder na Câmara, à Reuters.

Os EUA concordaram em 19 de agosto de 2009 a retirar acusações de evasão de divisas contra o UBS, depois que a Suíça prometeu liberar para autoridades norte-americanas detalhes das contas de 4.450 clientes do banco nos Estados Unidos, rompendo com as leis suíças de segredo bancário.

Mas um tribunal suíço bloqueou em janeiro a transferência dos dados, forçando o governo do país a buscar uma medida no legislativo que permitisse a liberação das informações dos clientes do UBS ao governo dos EUA.

"O governo está convencido de que o acordo é a única maneira de encerrar o caso com o UBS, o que nos manteve ocupados por algum tempo, e evitar danos que poderiam ser consideráveis à economia da Suíça", disse a ministra suíça da Justiça, Eveline Widmer-Schlumpf, antes da votação no Senado.

Os EUA acusam o UBS de ter ajudado norte-americanos a esconderem quase US$ 20 bilhões em contas secretas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página