Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2010 - 01h13

Delegações de China e Taiwan se reúnem para negociar tratado de comércio

Publicidade

DA EFE

Delegados de China e Taiwan iniciaram hoje em Pequim a terceira rodada de negociações para a assinatura de um Acordo Marco de Cooperação Econômica entre ambas as partes, similar a um tratado de livre-comércio e que poderia marcar uma mudança sem precedentes nas relações entre os dois.

As duas delegações debaterão o conteúdo do acordo e o comércio de produtos e serviços entre as partes, a fim de normalizar os laços econômicos de China e Taiwan, separadas desde 1949.

Os Governos chinês e taiuanês esperam que o acordo seja assinado firme no final deste mês, e realizaram as rodadas anteriores de negociações em Pequim (em janeiro) e em Taipé (março).

"As negociações progrediram profundamente e estão se aproximando de seu final", disse neste sábado, em entrevista coletiva, a porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado (Executivo chinês), Fan Liqing.

O Governo taiuanês, do nacionalista Kuomintang, opina que o acordo é necessário para garantir o futuro econômico da ilha, enquanto a oposição independentista teme que o acordo aumente a dependência econômica da China e permita a Pequim manipular o desenvolvimento democrático da ilha e obrigá-la a se unir.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página