Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2010 - 11h23

Vale foca em diversificação e pode recomprar ações, aponta relatório

Publicidade

DA REUTERS

O novo diretor financeiro da Vale, Guilherme Cavalcanti, disse que a companhia planeja focar na redução de custos e em ganhos de eficiência, com a maior produtora de minério do mundo buscando ser uma empresa mais diversificada, de acordo com relatório do Morgan Stanley.

A recompra de ações é possível, em um momento oportuno, acrescentou o relatório divulgado nesta quarta-feira.

Cavalcanti, o sucessor de Fabio Barbosa na área financeira da Vale, também disse que a companhia vai focar o crescimento orgânico enquanto mantém um balancete firme para tirar vantagens de um promissor mercado de metais nos próximos anos.

O executivo, que ocupou o cargo de diretor global de Finanças Corporativas da Vale desde setembro de 2005, disse aos analistas Carlos Alba e Bruno Montanari que os dividendos e as taxas vão aumentar, conduzidos pelo crescimento de volume da Vale e expectativas de elevados preços para metais nos próximos anos.

Cavalcanti "está muito alinhado em suas visões com as estratégias financeiras da Vale" escreveram os analistas, em um relatório intitulado "Uma conversa com o novo CFO [diretor financeiro] da Vale, Guilherme Cavalcanti."

A Vale continua considerando o minério de ferro, níquel, carvão, cobre e potássio como os principais nichos para a estratégia de crescimento.

O presidente da Vale, Roger Agnelli, deseja que a companhia se torne uma mineradora mais diversificada nos próximos anos para conquistar fontes de receitas estáveis e aproveitar o crescimento da demanda por metais nos maiores mercados emergentes.

A Vale continuará "desenvolvendo seu portfólio de opções para um crescimento orgânico", disseram os analistas. Fusões e aquisições "são oportunas e apenas complementam oportunidades de crescimento interno da Vale."

Segundo os analistas, Cavalcanti vê potencial para futuras aquisições na faixa de US$ 1 bilhão a US$ 2 bilhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página