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14/07/2010 - 16h56

Ministério vai repassar reclamações de bancos nos Procons para BC

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FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA

O Ministério da Justiça e o Banco Central assinaram nesta quarta-feira acordo de cooperação técnica para fiscalizar bancos e monitorar reclamações de clientes.

Pelo acordo, o ministério enviará a cada três meses informações do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor ao Banco Central. Na prática, o ministério reunirá reclamações apresentados nos Procons de todo o país e passará ao BC.

Segundo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, os dados servirão para mapear as principais falhas dos bancos nos atendimentos aos clientes. O BC, contudo, não atuará em casos específicos, apenas na regulamentação dos serviços. As penas podem ser de multa administrativa até o fechamento da instituição.

"O intercâmbio sistematizado das informações vai melhorar a fiscalização porque vai torná-la mais eficiente. O Banco Central saberá quais são as reclamações, em que quantidade e em quais bancos", disse Meirelles.

Segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, as reclamações contra bancos crescem a cada ano. "Uma frustração no mercado de consumo é uma frustração à cidadania. É preciso uma regulamentação que honre aquilo que foi prometido ao consumidor", afirmou.

A diretoria de fiscalização do Banco Central disponibilizará técnicos para avaliarem as reclamações dos consumidores, enviadas pelo Ministério da Justiça. Um grupo de servidores dos dois órgãos será responsável por sugerir medidas normativas e de fiscalização a partir das reclamações dos Procons.

 

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